Blog

Nutriçäo Saúde

Guia Prático na Escolha de Alimentos Mais Saudáveis

Guia Prático na Escolha de Alimentos Mais Saudáveis

Com tantas idas e vindas no mundo da pesquisa e da alimentação, fica difícil determinar exatamente quais são os alimentos mais saudáveis para consumo, certo?

Não há como negar que a maioria de nós deseja ter uma vida repleta de saúde, e para isso manter uma alimentação saudável é fundamental. A enorme quantidade de produtos alimentícios disponíveis nas prateleiras dos mercados acaba confundindo muito quais são as informações que devemos realmente ter para alcançar os bons hábitos alimentares.

E ao mesmo tempo que queremos acreditar que os rótulos “zero açúcar”, “zero glúten e lactose” e “zero gorduras” são as opções ideais para manter o peso ideal e saúde em alta, algo nos diz que não é exatamente assim que alcançaremos o melhor padrão na alimentação.

Mas então como saber quais são os alimentos mais saudáveis? Existe algum guia prático para se manter uma boa e assertiva alimentação? A resposta é sim! Mas não é exatamente da forma como você pode estar pensando…

Apesar de existirem muitos produtos “menos saudáveis” no mercado, a verdade é que a essência da boa alimentação é o equilíbrio. Acima de determinar uma alimentação restritiva é importante definir quantidade e qualidade, de acordo com nossa fome, vontade de comer, prazer e também objetivos nutricionais! Todo alimento em excesso pode causar efeitos ruins ao organismo, por isso a quantidade é tão importante.

E a mesma lição vale para qualidade dos alimentos: procure frutas, verduras e legumes, alimentos proteicos como carne, frango, peixe e ovos, feijões, oleaginosas e fontes de carboidratos complexos, como tubérculos, cereais e raízes. Um dos grandes segredos é optar na medida do possível por ingredientes naturais  – jn natura e minimamente processados – e, se estiver ao seu alcance, orgânicos. O melhor guia para alimentação saudável é aquele que procura mostrar uma experiência gostosa e nutritiva à mesa, gerando equilíbrio e saúde na certa!

 

Quer saber mais em como introduzir uma alimentação saudável e equilibrada ? Fica de olho aqui no blog e siga nossas redes sociais! 🙂

 

Dra. Debora Tarasautchi Orel – CRN 26093

 

American Institute for Cancer Research

WebMD – Worst Foods in Your Fridge

Huff Post – Healthy Living