Blog

Cirurgia Plástica emagrecer rapido Estética Nutriçäo Saúde

Nutrição pré cirurgia plástica: Quais os principais procedimentos?

Nutrição pré cirurgia plástica: Quais os principais procedimentos?

Procedimentos operatórios de quaisquer tipos, sejam eles mais ou menos complexos, com certeza exigem um preparo  multidisciplinar: psicológico, médico e nutricional. Na área da cirurgia plástica, ter cuidado com a nutrição pré cirurgia plástica é essencial.

O peso corporal e percentual de gordura são relevantes, quando estamos lidando com o caso de uma pessoa com um IMC que esteja um pouco fora do normal, tanto para um número muito elevado, quanto para um número muito baixo. Um exemplo clássico são pessoas muito obesas, nas quais os procedimentos cirúrgicos podem acentuar vários processos inflamatórios.

Claro, serviços realizados em uma clínica de confiança com profissionais capacitados sempre proporcionarão testes, exames e orientações confiáveis sobre o assunto.

Sendo assim, iremos trazer hoje algumas instruções gerais para antes de um procedimento cirúrgico. Daremos um foco especial na nutrição pré cirurgia plástica, que é uma das nossas especialidades. Vamos conferir?

Nutrição pré cirurgia plástica: O que fazer?

Primeiramente é importante dizer que este é um texto informativo que trata de situações gerais. Portanto, nunca considere ele como uma consulta médica ou algo que sobreponha o que te foi recomendado.

Cada caso é individual, e saber exatamente como lidar com esta situação permite que você evite problemas no longo prazo. Por isso, jamais ignore os avisos do profissional que está te orientando. Mesmo que para os outros possa ser normal, seu caso pode ser diferente.

1 – Avalie com o profissional todos suplementos alimentares em uso

Alguns suplementos podem ser benéficos, como o ômega 3, colágeno e glutamina. Entretanto, suplementos, como a melatonina, pode reagir com o anestésico aplicado. Estes devem realmente ser evitados, provavelmente seu médico até pedirá uma suspensão prévia, pois a anestesia deve ser plena e eficaz.

Por isso, durante as consultas pré-operatórias é importante sempre dizer tudo o que faz parte da sua dieta e lista de remédios e suplementos alimentares.

2 – Tenha um consumo inteligente de vitamina C

A vitamina C provavelmente é uma das mais conhecidas por todos. E não é toa, já que grande parte dos processos metabólicos do corpo precisam dela para acontecer.Um exemplo bem simples é o próprio sistema imunológico, que é fortalecido quando você mantém uma ingestão eficaz deste micronutriente.

Além disso, temos um benefício a mais aqui. Se você mantiver uma média de 1 grama por dia de vitamina C ao menos nos 3 dias que antecedem uma cirurgia, e também garantir 100 mg por dia durante a recuperação, as chances de complicações podem ser bem reduzida. Este suplemento ajuda porque faz parte da sintetização do protocolágeno hidroxilase, que é a base do colágeno, proteína extremamente necessária no processo de regeneração e cicatrização.

3 – Faça o jejum e não exagere

Seu médico provavelmente irá descrever algum procedimento de jejum, que pode ter uma duração de acordo com o procedimento. Normalmente isto é feito para que você não tenha nenhum risco de refluxo ou outro problema durante o procedimento. É sempre importante que você siga as orientações do que for pedido.

Exagerar na alimentação ou ficar o dobro do tempo de jejum podem fatidicamente trazer problemas para a sua recuperação pós procedimento. Por isso, se alimente de maneira tranquila e balanceada. Confirme com seu médico os procedimentos exatos que você precisa fazer para garantir uma maior tranquilidade.

4 – Tenha um consumo equilibrado de proteínas

Ter uma quantidade adequada de proteínas é crucial para quando você estiver recuperando. Entretanto, não adianta simplesmente começar a comer depois da cirurgia. O ideal é incluir de 1,5 a 2g de proteínas/ kg de peso pelo menos quinze dias antes da cirurgia. Isso deve ser calculado e orientado por um profissional. Sempre que possível, incluir alimentos proteicos como leite, queijos magros, ovos, iogurte, proteínas vegetais como feijões e castanhas ou nozes, carne, peixe, frango ou care, em todas refeições, incluindo os lanches intermediários.

5 – Evite bebidas alcoólicas e excesso de cafeína. Mantenha uma boa hidratação

Fazer uma abstenção total de bebidas alcoólicas antes do procedimento e mantê-la até após o mesmo, é extremamente importante. Esse prazo deve ser combinado com sua equipe profissional. Excesso de cafeínas, presente no café, chás preto e mate e refrigerantes, também deve ser reduzido ao máximo. Por outro lado, garantir uma excelente hidratação, bebendo aos menos 1,5 a 2 litros de água ou mais no período antes e após a cirurgia é fundamental. Todos esses cuidados trarão uma garantia maior de sucesso no pós operatório.

Informações adicionais importantes

É normal se sentir um pouco apreensivo antes do procedimento, afinal de contas não é algo que fazemos todos os dias. Por isso, siga todas as orientações para se sentir mais confiante.

Além disso, converse com o médico e a equipe antes de realizar o procedimento. Isto irá facilitar bastante sua sensação de que está amparado por profissionais capacitados. Nunca se automedique antes do procedimento, além de lembrar aos profissionais de saúde quais são os remédios que você toma em sua rotina.

Estas foram as informações mais relevantes que podemos passar em um primeiro momento sobre nutrição pré cirurgia plástica. Entretanto, estamos abertos a dúvidas, assim como toda nossa equipe está de braços abertos para te ajudar.

Até a nossa próxima dica sobre saúde!