Tipos de prótese dentária
Hoje em dia só fica com sorriso desalinhado quem quer.
Há diversos tipos de próteses dentárias, conforme disponibilidade financeira e estética. Todas devem ser analisadas para que a baixa estima e frustrações com o resultado não ocorram, ocasionando inclusive problemas na mastigação, entre outros.
O mercado está sempre com novidades para esse ramo. Vamos conhecer algumas?
Quais os tipos de próteses dentárias?
A mais popular entre as próteses dentárias é a prótese sobre o implante, cimentada, que utiliza o cimento ósseo para a fixação da prótese, e ou parafusada, necessário o pino no osso para fixação . Geralmente esse procedimento é mais caro mas esteticamente mais confortável, podendo ser reversível caso não tenha ficado de acordo.
Caso o paciente tenha problemas de saúde, receio por fazer algum outro procedimento cirúrgico ou que opte por não querer fazer cirurgia, pode-se realizar o procedimento de desgaste nos dentes laterais ao que não existe e faz pontes fixas. Também utilizado nos casos em que o osso foi comprometido.
Agora o dente está danificado ou cariado, pode colocar a coroa simples, diretamente sobre o dente problemático.
Prótese total ou dentadura, quando a pessoa não tem muitos dentes. Esta ficará apoiada em alguns implantes específicos e ou dentes que sobraram, dando mais firmeza.
A prótese parcial removível é utilizada quando não é possível realizar a colocação de implantes dentários total ou quando não há dentes de apoio para uma prótese fixa.
Cuidados com as próteses dentárias
A ida periódica ao dentista é importante para avaliação e manutenção, verificar se está correta e se é necessário substituição.
Os cuidados com as próteses deve ser o mesmo dado aos dentes.
Para a prótese removível, deve-se retirar após as refeições e higienizada água corrente para remoção do resto de comida. Após, com uma escova de dente adequada, faz-se a escovação da prótese, com sabão neutro, que tem por objetivo evitar placas bacterianas. Para dormir, recomenda-se retirar e deixar em água filtrada ou solução específica para próteses. Antes de utilizá-la, deve-se realizar a higienização da boca normalmente, com pasta de dente e fio dental na rotina.
Para as próteses fixas, a higienização ocorre normalmente, utilizando fio dental, a fim de remover resto de comida e outros resíduos, evitando danos e inflamações.
Pós-operatório
O implante dentário é uma cirurgia, com anestesia local, para posicionar um suporte no osso maxilar, substituindo a raiz do dente original. É indicado nos casos em que houve a perda do dente. Após exames com o dentista e para a preparação da cirurgia, o paciente precisa estar saudável para a realização cirúrgica. A fim de evitar inflamações, deve-se tomar alguns cuidados nos primeiros dias e evitar:
- Mastigar no lado operado;
- Alimentos difíceis de mastigar e duros;
- Bebidas quentes;
- Alimentos e bebidas ácidas;
- Bochechos;
- Álcool e cigarro.
O dentista pode indicar o uso de medicamentos para aliviar os sintomas e dores e também pode indicar uma dieta líquida e fria, para acelerar a cicatrização.
A falta de cuidado pode resultar na rejeição do implante. Siga as orientações para obter sucesso e ter seu sorriso renovado.