Mitos e verdades: desvio de septo
Você sabe o que é o desvio de septo nasal? O septo nasal é a parede central que divide o nariz me dois lados, direito e esquerdo, formado por uma estrutura óssea cartilaginosa.
Uma pessoa com desvio de septo tem a parede fora do centro e, dependendo do local e intensidade do desvio, dificulta que as funções do nariz sejam realizadas, causando obstrução nasal ou ainda, alterando o formato externo do nariz.
Muitas pessoas têm e nem sabem, apegando-se somente a estética. Mas o nariz é parte fundamental do nosso corpo e precisa de cuidado.
Desvendo alguns mitos e verdades sobre esse tema!
O crescimento da face pode ser a causa do desvio?
Verdade. Da infância até a adolescência, o osso ou a cartilagem que formam o septo podem crescer rapidamente, ou ainda, pode haver outras causas para esse desvio, como trauma causado por esporte, acidente ou queda, alterações no trabalho de parto, distúrbios antes do nascimento ou mesmo casos ocorridos na infância como inflamações, infecções ou alergia crônica. Alguns autores dizem que até mesmo predisposição genética pode causar os desvios em diferentes graus.
Quem tem desvio de septo, tem nariz torto?
Mito. O nariz torto ou laterorrimia pode ocorrer em alguns casos sem grandes desvios de septo nasal, e ainda assim, a parte externa necessariamente não terá relação com o que ocorre internamente no nariz.
O paciente pode ser assintomático?
Verdade. Pode passar muito tempo até que o paciente saiba que possui desvio, identificando somente após resfriados ou outros desconfortos nas vias respiratórios. Os sintomas podem depender conforme o grau de desvio, de pessoa para pessoa. Porém se há dificuldade respiratória, se respirar pela boca ou ocorrer ronco noturno, esses podem ser alguns dos sintomas de desvio de septo. Sinusite de repetição também pode ser desencadeada pelo desvio de septo, caso este esteja bloqueando as vias de drenagem no seio da face.
A cirurgia é obrigatória pra quem tem desvio?
Mito. A cirurgia é indicada par quem te dificuldade de respiração devido a dificuldade na passagem de ar pelas vias respiratórias, ou pra quem tem sinusite recorrente causada por problemas anatômicos. A cirurgia é chamada de septoplastia, que corrigirá a deformidade anatômica do septo, podendo também realizar outros procedimentos funcionais na cirurgia.
O desvio de septo pode voltar depois da cirurgia?
Verdade. Acontece em crianças ou adolescentes que fazem a cirurgia, pois o desenvolvimento facial, o crescimento do osso e cartilagem do septo ainda está ocorrendo, pode crescer novamente e desenvolver o desvio, tendo que fazer nova cirurgia. Geralmente se adia para após os 16 anos, na fase adulta.
A cirurgia pra corrigir o desvio de septo altera o nariz externamente?
Mito. Realizada na parte interna, não deixa cicatriz e somente corrige o septo, sendo relativamente simples, sem marcas. A septoplastia é diferente da rinoplastia, pois são casos diferentes. Caso sejam realizados os dois procedimentos, a cirurgia é chamada de rinoseptoplastia, corrigindo a parte funcional externa e interna.
A cirurgia só é feita em adultos?
Mito. Apesar de ser recomentada após a adolescência, após crescimento já estabilizado e o osso nasal definido, pode ser realizado em qualquer idade, como nos casos de crianças que possuem grave desvio de septo, com sérias dificuldades respiratórias ou risco de deformidade facial, sendo então recorrida a cirurgia.
Procure o profissional e siga sempre as indicações.