Blog

Otorrinolaringologia

A importância do leite materno

A importância do leite materno

É sabido que o leite materno é um super alimento para o bebê e todos concordam, e mamar no peito é um excelente exercício para a criança, contribui para o crescimento harmonioso da face, dos dentes e intensifica a ligação da mãe e bebê.

Quando o bebê está mamando no seio, ele realiza movimentos que exercitam a respiração e a musculatura facial. Além disso, tem outros benefícios como proteger o organismo do bebê contra infecções como otites e infecções intestinais, ajuda no desenvolvimento da fala, a posição da boca nos mamilos estimula os pontos articulados responsáveis pela produção dos fonemas ou sons, estimula o crescimento e desenvolvimento adequado da musculatura oral.

Com isso, o resultado será um bom desenvolvimento da respiração, deglutição, mastigação e fala, diminui o risco de alergia, tem menos riscos de terem asma.

Crianças que desde cedo tomam leite de vaca aumentam a probabilidade de se tornarem alérgicas, pois as proteínas desse leite estão associadas à dermatite, rinite, sinusite e amigdalite. E ainda precisa respirar pelo nariz ao mesmo tempo, isso estimula o desenvolvimento da região nasal, garantindo uma passagem mais ampla para o ar, evitando com isso amigdalite e pneumonia, entre outras doenças respiratórias.

Um bom desenvolvimento das vias respiratórias afasta a chance da criança se tornar uma respiradora bucal. Quando a criança respira pela boca, os dentes ficam ressecados e mais expostos a cárie, as gengivas ficam inflamadas, os maxilares tendem a sofrer deformações, os dentes podem ficar tortos, aumentando ainda mais o risco de cárie.

Sabe-se também que algumas mães não conseguem amamentar por muitos  motivos, e é importante que a mãe não se culpe, é necessário que ela busque orientação profissional e também procure ficar o mais tranquila possível, pois dessa forma ela poderá continuar disponível para o bebê, garantindo a segurança e o carinho que são fundamentais ao seu desenvolvimento.

O ato de amamentar contribui com fala, respiração e mastigação do bebê

A sucção do leite materno e o do seio são essenciais para fortalecer os músculos faciais e direcionar a formação dos ossos do rosto. Amamentar, além de nutrir, ajuda a tonificar a língua, as bochechas e lábios, além de também auxiliar no desenvolvimento de toda a estrutura oral da criança, estimulada com a amamentação.

A sucção no seio aprimora a postura e tonicidade da musculatura orofacial, que participa ativamente nesse ato. A musculatura com tônus adequado é fundamental para desenvolver também a mastigação e articulação dos sons.

Outras vantagens da amamentação que merecem destaque:

  • Fatores nutricionais, imunológicos e afetivos são fortalecidos;
  • Desenvolvimento correto das estruturas do crânio e face;
  • Prevenção de hábitos que podem prejudicar a saúde;
  • Prevenção da perda auditiva que pode ser causada por otite;
  • Respiração nasal correta e fluída;
  • Adequada estrutura e desenvolvimento da mastigação e fala.

É indiscutível que o leite materno é o melhor alimento para o bebê, mas é importante saber que não somente para nutrir, como para todo o desenvolvimento de uma criança saudável e com desenvolvimento ósseo.

Em caso de dúvidas, procure o profissional e converse com ele sobre todos os benefícios.