Prevenção da hipertensão
26 de abril é a data escolhida para a conscientização da hipertensão. Tem o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico preventivo e tratamento da doença.
A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada, ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide, das suprarrenais e obesidade.
É fundamental o diagnóstico da origem do problema, para que seja feito o tratamento adequado.
Quais os sintomas de hipertensão, que servem de alerta?
Você deve prestar atenção aos sinais que seu corpo dá, pois quando há algo diferente ocorrendo, os sintomas podem ser observados. São alguns listados, que podem servir de alerta:
- Tonturas
- Falta de ar
- Palpitações
- Dor de cabeça
- Frequente alteração na visão
Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial. Se caso sinta algum dos sintomas, faça os exames e também inclua no acompanhamento junto ao médico.
Quais as principais causas que estão associadas ao desenvolvimento da hipertensão?
Ter uma vida saudável é imprescindível para evitar diversas alterações no corpo e manter a saúde. As principais causas associadas ao desenvolvimento da hipertensão são:
- Obesidade
- Histórico familiar
- Estresse
- Envelhecimento
O sobrepeso e a obesidade podem, inclusive, acelerar o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, principalmente dos alimentos industrializados também, associado hábitos alimentares não adequados, também colavoram para o surgimento da hipertensão.
Para prevenir, o ideal é praticar exercícios físicos, ter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, e reduzir o consumo de industrializados e de sal.
Qual o tratamento indicado e os cuidados após o diagnóstico?
A hipertensão na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudanças de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular e não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.
Em todos os casos, sentindo algum dos sintomas, procure um profissional para diagnosticar e auxiliar na mudança dos hábitos alimentares e estilo de vida.
Quais as consequências da hipertensão arterial?
Caso não seja diagnosticado e tratado, a hipertensão arterial pode causar diversos danos. A pressão alta ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal, que é entre 120 milímetros a máxima e 80 milímetros a mínima, resultado obtido através de medição.
Nos casos de hipertensão, pode atacar os vasos sanguíneos, coração, rins e cérebro, sendo responsável por infartos, derrames e insuficiência renal.
Hidratar-se com frequência, ingerindo água, sucos ou água de coco, uma alimentação balanceadas com frutas, verduras, carne magra, grãos, cereais e menos gordura e pouco sal, sempre com o acompanhamento do profissional de nutrição, evitando provocar outros problemas. Também controlar o estresse, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas, juntamente com a prática de exercícios inclusos na rotina, auxiliarão a prevenir ou tratar a hipertensão.