Blog

Otorrinolaringologia

Corpos estranhos nos ouvidos

Corpos estranhos nos ouvidos

O que são corpos estranhos nos ouvidos? Sendo mais comuns nas crianças, muitas vezes elas introduzem involuntariamente, para experimentar, por brincadeira, por desconhecer o perigo e as consequências desse ato. Em adultos, geralmente pode ser um inseto como corpo estranho.

Os corpos estranhos nos ouvidos são, em geral, objetos de pequenas dimensões tais como peças de brinquedos, pedaços de alimentos, pequenas pedras, botões, entre outros.

Insetos também são corpos estranhos. Quando o corpo estranho entra no ouvido, rapidamente é percebido que algo está alojado ali, e no caso dos insetos ainda há zumbido e há percepção dos movimentos.

Em casa, pode tentar realizar a remoção quando o corpo estranho estiver alojado no canal auditivo externo, antes do tímpano, visível externamente e de fácil acesso. Não deve tentar remover se ocorreu algum corrimento na cor amarela ou vermelha do ouvido, se houver dor persistente ou até mesmo perda auditiva. Nunca use hastes flexíveis ou qualquer outro objeto para tentar a remoção, sob risco de o corpo estranho penetrar ainda mais no ouvido.

Não se deve retirar os objetos ou insetos com pinça, nem aplicar azeite, óleos de bebê ou qualquer outro óleo mineral no ouvido.

O que pode ocorrer quando um objeto ou inseto está no ouvido?

Objetos introduzidos no ouvido podem ser de diversos formatos, tipos e tamanhos, e conforme cada um pode haver uma diferença na consequência. Se um objeto for duro como uma pedra ou plástico, pode causar ferimento no canal auditivo externo.

Caso introduza um objeto comprido e profundo, pode haver ruptura do tímpano. Um objeto mole e arredondo pode não ocasionar lesão. Um alimento como vegetal, semente um até algodão pode absorver água no canal auditivo externo, podendo inchar e tapar o ouvido, dificultando a audição e desenvolver infecções. Caso um inseto penetre no ouvido, pode provocar inquietação, forte dor, incômodo e sensação de pânico.

Os sintomas que indicam que há problema podem ser dor, zumbido, surdez, infecção, sensação de ouvido entupido, irritação, dentre outros.

O ouvido possui uma camada de pele fina e sensível, onde a remoção do corpo estranho pode ser doloroso se não realizada de forma adequada. Ainda, se mexer muito pode gerar edema, hematoma ou  deslocar ainda mais o corpo profundamente em direção ao tímpano, e num caso mais grave, pode haver lesões sérias e ocorrer o rompimento do tímpano, sendo necessário iniciar o uso de antibióticos.

O que fazer quando um corpo estranho está no ouvido?

Primeiro de tudo, o indicado é manter-se tranquilo e calmo. Se o corpo estranho estiver visível, deve-se aguardar que saia sozinho, não tentar retirar nem colocar produto para deslizar.

Se o incômodo persistir e identificar-se que está muito profundo no ouvido, e que não sairá tão facilmente, procure um médico otorrinolaringologista, para que seja realizada a remoção de forma segura, sem lesionar a região. Se muito tentar retirar o corpo, maior será a dificuldade para realizar o procedimento de extração. O médico poderá retirar com lavagem com água esterilizada ou solução salina, sucção, ou outro instrumento adequado.

Agora se for um inseto, primeiramente o paciente deve se acalmar, mantendo-se quieta, para que o inseto saia sozinho.

Em todos os casos, procure um médico se persistirem os sintomas citados.