Você sente mais fome no inverno?
No inverno, parece que nossa fome aumenta né? Isso acontece porque durante o inverno, o organismo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do corpo estável, e assim, pede um consumo maior de alimentos para equilibrar.
Incluir alimentos ricos em proteínas, fibras e gorduras boas, tem grande resultado para saciar a fome de maneira efetiva. Esses nutrientes deixam a digestão mais lenta, liberando energia de forma mais gradativa, aumentando assim a saciedade.
As sopas tradicionalmente fazem parte da alimentação do inverno, podendo servir como ótimas refeições. Lembre-se de incluir na sua receita favorita alimentos como lentilha, ervilha, feijão ricos em fibras e proteínas vegetais ou carne, frango ou whey protein sem sabor também como fontes de proteínas.
Legumes e verduras variadas, de preferência picados e não batidos, também aumentam a saciedade por serem ricos em fibras, podendo ser incluídos em sopas, saladas, acompanhamentos ou receitas, como agrião, alface, aspargo, rúcula, couve-flor, chuchu, cenoura, abóbora, além de uma série de vegetais.
As frutas são ótimas pedidas, pois tem um alto teor de fibras e água na sua composição, aumentando também a saciedade.
Melancia, melão, pera, maçã, entre outras, são ótimas opções para lanche intermediário e sobremesas. Podem ser consumidas cozidas, assadas e como purê. Com uma pitada de gengibre e canela, ajudam a aquecer o corpo e acelerar o metabolismo.
Castanhas, nozes, chá, linhaça, abacate, azeite de oliva e óleos de linhaça são fontes de gorduras boas, que também ajudam a aumentar a saciedade, além de serem fontes de vitaminas e potentes antioxidantes.
Educação alimentar e estilo de vida
Como já citado, há vários alimentos que podem auxiliar no bem-estar e na qualidade de vida, aliados a prática de exercício físicos e ingestão de água. Mas é sabido que no inverno é mais difícil manter esses hábitos, já que é mais fácil comer alimentos quentes ao invés de saladas, não ir a academia num dia frio e tomar menos água, já que no calor é mais fácil tomar água para refrescar-se. Porém para uma boa saúde, o equilíbrio deve fazer parte do seu dia a dia.
Com o profissional de nutrição, pode-se buscar esse equilíbrio e aliar uma alimentação rica em saciedade com alimentos quentes, como sopa, por exemplo.
Para que sua alimentação seja saborosa e sacie ao mesmo tempo, mastigue devagar os alimentos, coma com atenção e desfrute dos momentos de refeição, dessa forma, a saciedade será prolongada e não será necessário comer grandes quantidades.
O inverno é rico em receitas e alimentos que favorecem o consumo, mas é importante sempre ouvir o corpo para entender se a necessidade é por fome ou vontade de comer, por isso, seguir a um equilíbrio fará com que ao chegar nas estações mais quentes, estará mais saudável.
Alie saladas, frutas e sementes e oleaginosas, que contribuirão no bom funcionamento do organismo e não será necessário se privar de todas as comidas gostosas que o inverno pode proporcionar.
Procure um profissional de nutrição para indicação e siga uma alimentação equilibrada.