Aterosclerose
Doença cardiovascular, a aterosclerose é uma doença crônica que acontece devido ao acúmulo de placas de gordura no interior dos vasos sanguíneos ao longo dos anos, o que acaba prejudicando o fluxo de sangue e favorecendo a ocorrência de complicações, como o AVC e o infarto.
As placas de gordura podem ser acumuladas em vasos que irrigam cérebro, rins, fígado, coração e outros órgãos vitais, podendo prejudicar o funcionamento desses órgãos.
Essas placas são formadas principalmente pelo colesterol ruim, o LDL e redução no transporte reverso do colesterol, ou seja, o colesterol bom HDL, que ajuda a tirar o colesterol ruim dos vasos e levar para o fígado.
Por isso, é importante manter os níveis ideais de colesterol durante a vida, por meio de alimentação equilibrada e prática regular de atividade física. Os sintomas podem variar de acordo com o vaso que é acometido, mas no geral, eles são silenciosos e podem surgir dor ou sensação de pressão no peito, dificuldade para respirar, confusão mental, tonturas, fraqueza no braço ou na perna, perda temporária de visão, aumento de pressão arterial, cansaço excessivo, sinais e sintomas de falência renal, tremores, câimbras, dor de cabeça intensa.
Esses sintomas normalmente surgem quando o vaso já se encontra obstruído, havendo alteração no fornecimento de oxigênio para esses órgãos e tecidos do corpo.
Assim que surgirem sintomas indicativos de aterosclerose e outros problemas cardíacos, é importante procurar um médico para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento, evitando assim complicações.
Uma alimentação saudável com mudança de estilo de vida, pode evitar uma série de doenças no futuro.
Estilo de vida
A aterosclerose não acontece de um dia para o outro, e cuidar da alimentação e saúde para se ter um envelhecimento sem doenças cardíacas e outras doenças é primordial.
Alguns fatores que uma pessoa pode desenvolver aterosclerose incluem, além do colesterol alto:
- Diabetes
- Obesidade
- Tabagismo
- Sedentarismo
- Pressão arterial elevada.
Hábitos saudáveis diminuem o risco de desenvolver doenças cardíacas, bem como aterosclerose. A ingestão de água, praticar atividades físicas e uma boa alimentação evita o acúmulo de gordura nas artérias, forma vasos sanguíneos saudáveis e melhora a circulação como um todo.
Aliado ao cardiologista e as medicações prescritas, o paciente precisa ter acompanhamento nutricional, para se ter uma alimentação equilibrada com alimentos que possam auxiliar a combater e amenizar os sintomas.
Dentre as indicações do nutricionista, pode-se ressaltar o equilíbrio da alimentação com a redução de gordura visceral, controle adequado do sal e a retirada de alimentos ricos em gorduras não saudáveis pelo consumo de fontes de gordura boa e oleaginosas, reduzir os alimentos que causam inflamação pela ingestão de frutas e alimentos com nutrientes e anti-inflamatórios e fibras, que darão saciedade e bem estar.
É possível equilibrar saúde, bem estar e alimentação, e mais importante ainda, é evitar com que os excessos causem doenças que são risco a saúde.
Faça acompanhamento regular com o profissional de nutrição e tenha qualidade de vida.