Mitos e verdades sobre apneia do sono
Você dorme bem a noite?
E durante o dia, você costuma ter sonolência?
Muitas pessoas sofrem de apneia do sono, tendo seus efeitos colaterais propiciando mais para o agravamento da doença. Mas o que é a apneia do sono?
A apneia do sono é considerada uma doença com potencial de ser grave, em que a respiração para repetidamente, por tempo suficiente para interromper o sono, e muitas vezes, diminui temporariamente a quantidade de oxigênio e aumenta a quantidade de óxido de carbono no sangue.
Mitos e verdade sobre a apneia do sono
Vejamos agora quais são os mitos e verdades sobre essa doença:
Toda pessoa que ronca tem apneia?
Mito: nem toda pessoa que ronca tem apneia do sono. Embora o ronco seja um dos principais sintomas noturnos da doença, é necessário uma avaliação clínica por um médico e um diagnóstico confirmado pelo exame do sono, chamado polissonografia.
A apneia do sono só acomete homens acima de 50 anos e obesos?
Mito: apesar de ser mais comum em homens acima dos 50 anos de idade, e a obesidade ser um dos principais fatores de risco, a doença também acomete mulheres, jovens, crianças e indivíduos com peso corporal adequado.
Mudanças nos hábitos de vida podem contribuir para a melhora da apneia do sono?
Verdade: algumas mudanças simples podem melhorar a apneia do sono como perder peso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, dormir de lado, evitar o consumo de comidas pesadas antes de dormir, evitar fumar quatro horas antes de deitar e elevar a cabeceira da cama entre 15 e 20 centímetros.
A apneia do sono causa somente problemas no sono?
Mito: além de causar sintomas diurnos, como sonolência excessiva, dificuldade de concentração, fadiga, cansaço, comprometimento na memória e até no humor, como irritabilidade, sintomas ansiosos, depressivos, ela está associada ao aumento do risco de hipertensão, insuficiência e arritmia cardíacas, derrames, obesidade e diabetes.
Comer e beber antes de dormir causa ronco?
Verdade: o consumo de alimentos líquidos antes de dormir pode ser pesado para o organismo fazer a digestão. Por isso, quem come logo antes de deitar pode enfrentar desconforto como refluxo e azia.
Somente pessoas acima do peso tem apneia do sono?
Mito: apesar de pessoas acima do peso terem mais tendência a desenvolver o distúrbio, isso não significa que somente pessoas com uns quilinhos a mais podem ter apneia. O distúrbio pode afetar qualquer pessoa, independente do seu peso.
Se você sofre de apneia do sono e ainda não buscou ajuda, entenda que é preciso, pois essa é uma doença perigosa.
Existem vários tratamentos específicos, desde a chamada higiene do sono como mudanças de hábitos de vida que interferem diretamente na qualidade do sono, passando pelo uso do CPAP, que são aparelhos de pressão positiva, que vencem os estreitamentos de vias aéreas, plaquinhas ou tratamentos odontológicos e buco maxilares, e até mesmo em alguns casos, é necessário intervenção cirúrgica.
Procure o médico otorrino e faça uma avaliação para avaliar o seu caso, e tenha melhores noites de sono.