Blog

Cirurgia Plástica

Estomago alto após cirurgia plástica

Estomago alto após cirurgia plástica

Fiz abdominoplastia e lipo, mas meu estômago continua alto. Algumas pessoas após essas cirurgias reclamam que o estomago continua alto.

O estômago alto pode ocorrer por diversas causas e essa sensação pode ser devido a inchaço pós-cirúrgico, e o corpo precisa de alguns meses para se recuperar de um procedimento cirúrgico. É importante que o pós-operatório seja feito corretamente com relação a alimentação, uso das cintas e sessões pós-operatórias com um profissional qualificado.

Mas e quando a paciente relata perceber além do inchaço, essa elevação acima do umbigo, não deixando a barriga chapada? Principalmente quando se senta, o que será?

Esses motivos podem também estar relacionados com gordura visceral, flacidez da musculatura abdominal, biotipo, gordura subcutânea, flacidez da pele, gases e constipação.

Quando a paciente está acima do peso e faz lipoaspiração ou abdominoplastia, pode apresentar gordura por baixo da pele, que é a chamada gordura subcutânea.

Essa gordura conseguimos sentir entre os dedos quando pinçamos e é retirado através da lipoaspiração. Porém a paciente pode apresentar gordura interna, que chamamos de gordura visceral.

A gordura visceral ou intra-abdominal é uma gordura depositada nos nossos órgãos internos, principalmente ao redor do intestino e dentro do fígado, deixando o abdômen mais volumoso e mesmo que se contraia a musculatura, a região superior, acima do umbigo, fica mais volumosa.

A gordura que empurra a musculatura pra frente e como essa gordura se apresenta atrás do músculo, não é possível retirá-la nem com lipoaspiração, nem tampouco com abdominoplastia.

Esse pode ser um dos motivos da barriga não ficar retinha depois da cirurgia plástica.

Se tiver gordura visceral, só conseguirá uma barriga retinha se perder peso, através de uma prática regular de atividade física e uma alimentação saudável.

Mas descartando a hipótese de gordura visceral, só se fez lipoaspiração e ainda tem essa sensação de estômago alto, deve-se levar em consideração a possibilidade de flacidez abdominal, onde a musculatura não tem força de contração para segurar o conteúdo interno do abdômen, mantendo-o frouxo, abaulado e volumoso.

Portanto, antes de pensar em pedir um reparo da cirurgia, deve-se investigar a verdadeira causa dessa insatisfação, causada pelo estômago alto e conversar com seu médico antes da cirurgia. Somente ele irá falar sobre a realidade de se atingir, para que não haja idealizações de um corpo que ele jamais poderá lhe oferecer.

Como eliminar a gordura visceral?

Essa gordura que está acumulada no interior da barriga, não somente pela estética, mas pode acarretar problemas de saúde sérios, podendo aumentar o risco de desenvolver diabetes, pressão alta e doenças do coração.

Para eliminar a gordura, é indicado praticar exercícios aeróbicos como caminhada ou pedalada, aliado a exercícios de força como ginástica ou funcional. Isso auxiliará na queima de calorias e com isso, diminuir a gordura da região abdominal e do corpo como um todo.

Isso claro, aliada a uma dieta que facilite a queima de gordura.

Procure seu médico para avaliar o melhor para sua saúde, leve a sério os cuidados pós-operatórios e tenha uma boa recuperação e com isso, uma barriga chapada tão sonhada.