Alimentação no período menstrual
Você sabia que a alimentação pode ser no período menstrual?
Fisiologicamente, necessitamos de mais carboidratos para garantir que a produção de estrógeno esteja adequada e estimular a ovulação nesse período.
Também vamos metabolizar melhor os carboidratos, pois o estrógeno está alto e tende a regular o metabolismo de insulina.
É claro, consumir mais carboidratos não é consumir mais doces, mas pode ser aquele momento do mês para se priorizar frutas mais adocicadas como banana, tâmara, manga, aumentar refeições à base de proteínas vegetais com aveia, quinoa, grãos e tubérculos.
Neste período, alguns micronutrientes, também fontes alimentares deste mineral que é o cálcio, são os lácteos como queijo, leite, iogurte na versão magra, folhas verdes escuras e sementes como gergelim. Já ômega 3 é um potente anti-inflamatório que também ajuda na redução da sensação de cólicas e retenção hídrica.
Peixes como sardinha, atum, salmão, chia, linhaça e óleos destes, assim como castanhas, nozes, devem ser adicionadas na alimentação diária.
Com uma boa alimentação, você vai poupar o trabalho extra do fígado. Essa é uma boa estratégia para melhorar o metabolismo dos hormônios, o estrógeno e a progesterona, que acontece nesse órgão.
Diminuir a quantidade de gordura, álcool e substâncias tóxicas, também pode melhorar automaticamente os sintomas.
Também é preciso evitar o excesso de frituras, queijos amarelos, gordura aparente de carnes, creme de leite, manteiga, embutidos, entre outros.
É natural sentir mais fome nessa fase, e tudo bem comer mais. De acordo sempre com sua fome e saciedade, preferencialmente com comida de verdade.
Apesar de comum, não é esperado um aumento exagerado da vontade de doces, que pode indicar a falta de nutrientes ou algum desajuste hormonal.
Alimentação e saúde!
A alimentação é base fundamental para nosso desenvolvimento, e alimentar-se com saúde pode contribuir para a saúde física e mental. Os hábitos alimentares refletem no sistema imunológico, podendo recuperar ou contribuir no desenvolvimento de doenças.
É sabido que precisamos de vitaminas, minerais e aminoácidos encontrados nos alimentos para que nosso corpo funcione corretamente. Mas alimentar-se é mais do que o ato de comer, mas envolve bem-estar, prazer e nutrição, dentre outros.
Nossas emoções podem afetar a forma em que comemos, e principalmente, no período menstrual, a mulher está sentindo-se mais vulnerável, ou seja, o ciclo menstrual pode afetar a forma de se alimentar, podendo usar a comida como válvula de escape.
O ciclo menstrual é um indicador da nossa saúde, pois é nele que são produzidos hormônios, e estes são fundamentais para diversas funções do corpo.
Para a ovulação ocorrer de forma saudável, os hormônios são produzidos em boas doses, e para compensar a perda de sangue, é importante estar nutrida, pois é um ato que ocorre mensalmente.
Por isso, ao alimentar-se, procure fazer com calma, mastigar muitas vezes, estar a vontade e paciência, prestando atenção ao ato de comer. Lembre-se que estar vulnerável e não se alimentar direito pode contribuir para a piora dos sentimentos no período.
Procure seu médico nutricionista e siga uma alimentação rica em nutrientes.