Por que o nariz produz meleca?
Pode ser um assunto estranho para falar, mas todo mundo tem meleca no nariz.
Antes de fazer cara feia para o assunto, saiba que essa sujeira que fica nas nossas cavidades nasais nada mais é do que uma mistura de substâncias e células na parede interna do nariz, do que uma mistura de substâncias e células na parede interna do nariz, juntamente com partículas que entram junto com o ar que respiramos.
E quando o ar entra, a meleca se endurece. Muitas vezes, após fazermos cirurgias nasais em crianças ou adultos, ocorre a produção um pouco aumentada de sujeira nas entradas das narinas, o que na verdade significa que o nariz voltou a funcionar e filtra o ar.
Não se esqueça, se o ar não entra pelas narinas, elas não funcionam direito e assim não há muito o que filtrar, sejam escondidos no carro ou em guardanapos, todos nós fazemos esporadicamente a remoção desse material, mas honremos o trabalho incansável realizado por nossos extraordinários narizes, mucosas e cavidades nasais, adaptações biológicas tão surpreendentes.
E lembremos que elas estão se esforçando para nos proteger nossos narizes e fazem hora extra para nos manter saudáveis.
Então não vamos dificultar ainda mais o trabalho deles enfiando o dedo sujo lá.
Em outras palavras, enfiar o dedo no nariz é uma ótima maneira de colocar ainda mais germes no seu corpo ou espalhá-los pelo ambiente com o dedo ranhoso.
Há também o risco de arranhões e escoriações dentro das narinas, o que podem permitir que bactérias patogênicas invadam seu organismo.
Até mesmo sangramentos e perfuração do septo podem ocorrer em casos mais drásticos. Saiba que coçar o nariz compulsivamente ao ponto de automutilação é chamado de rinotilexomania, e às vezes exige tratamento multidisciplinar com otorrino, psiquiatra e outras profissões trabalhando junto com a gente.
Antes de pensar que a sujeira é algo inútil em seu corpo, lembre-se que essa “sujeira” é responsável por proteger nosso organismo e funciona como uma barreira protetora. Embora útil, deve ser removido.
A melhor maneira de remover as secreções do nariz é usar uma solução salina. Além de remover o muco nasal, secreções purulentas, detritos celulares e crostas, a higiene nasal reduz a inflamação local da mucosa. De qualquer forma, tenha cuidado ao remover as secreções, pois isso pode causar sangramento.
Lembre-se que a higiene nasal é importante para que o nariz desempenhe algumas de suas funções básicas, como filtrar o ar de impurezas, regular a entrada de ar nos pulmões e proteger o organismo contra bactérias e vírus.
É recomendada a higiene nasal diária. Mas se o objetivo for apenas hidratar a mucosa porque o tempo está seco, duas vezes ao dia é uma boa ideia. Se você está resfriado e com fluxo intenso, o ideal é aumentar a higiene ao longo do dia.
Preste atenção se o nariz sangrar e esses episódios são frequentes, podemos ter hemorragias nasais relacionadas à ruptura de vasos sanguíneos ou alterações de coagulação na mucosa do nariz. As principais causas dessa hemorragia nasal são lesões no nariz, como fratura do osso facial ou corpo estranho no nariz, infecções, tumores, doenças sistêmicas (coagulopatia, pressão alta), por exemplo.