Blog

Alergias Respiratórias Otorrinolaringologia

Sinusite X Ar-condicionado

Sinusite X Ar-condicionado

Nos dias de temperaturas elevadas, para dar um alívio duradouro à sensação de calor, somente um ar-condicionado pode ajudar. Porém, muitas pessoas relacionam sinusite com ar-condicionado e acaba ficando com receio de usar para não ter problemas respiratórios.

O calor característico do verão faz com que as pessoas recorram ao ar-condicionado para refrescar o ambiente, deixando-as sujeitas a mudanças bruscas na temperatura. Esse impacto térmico favorece o aparecimento de sinusite também no tempo quente, apesar de ser mais comum no inverno.

O clima seco provocado pelo uso do equipamento também resseca a mucosa nasal, deixando as vias aéreas ainda mais vulneráveis a infecções.

Essa relação não está tão equivocada assim, porém com algumas ações simples é possível evitar complicações. Quer saber mais sobre? Continue com a leitura que daremos algumas dicas!

Sinusite e Rinite

Sinusite

A doença é uma inflamação das membranas mucosas do nariz e da boca, que causa forte desconforto na região da face do rosto e bochechas. A sinusite pode ser causada por uma infecção bacteriana, fúngica ou viral, bem como pela exposição a substâncias como poeira, sujeira, poeira ou ácaros, que podem causar alergias. Além disso, um ambiente muito seco pode agravar a sinusite.

O ar-condicionado ao climatizar o ambiente também reduz a umidade do local e pode espalhar poeira com mais facilidade se não for devidamente limpo, o que leva diretamente ao agravamento da sinusite, criando então uma ligação entre seu uso com uma sinusite crônica.

Rinite

O a- condicionado afeta mais as pessoas mais propensas a ataques alérgicos, pois resseca o ar e pode acumular sujeiras, poeira, fungos, ácaros e outros micro-organismos e partículas que podem desencadear a rinite alérgica.

A mudança brusca de temperatura é outro problema que pode afetar a relação entre sinusite e ventilação devido ao choque térmico. Se o ambiente estiver muito quente e o ar-condicionado estiver regulado para uma temperatura muito fria, há uma troca constante entre os dois ambientes, tornando as pessoas com resfriado mais propensas a ter uma reação alérgica.

Dicas de como prevenir problemas respiratórios

Algumas dicas são essenciais e é importante segui-las para um melhor uso com saúde.

Ter um umidificador por perto pode ajudar, já que os aparelhos de ar-condicionado ressecam o ambiente e as mucosas respiratórias. Assim, os problemas são evitados sem ter que abrir mão de uma temperatura agradável.

Não ficar de frente ou de costas para a corrente de ar oriunda do aparelho também é outra dica, assim como evitar o choque térmico, evitando abusar da temperatura.

A temperatura deve ser ajustada para no máximo 10 graus a menos do que o ambiente externo. Deve-se evitar baixar a temperatura interna para menos de 22 graus.

Realizar manutenção e limpa dos aparelhos de ar-condicionado são fundamentais para que bactérias, vírus ou outras sujeiras não se propaguem, por isso, faça regularmente manutenção profissional nos aparelhos.

Fazer higiene nasal também pode aliviar os sintomas da sinusite e da rinite, auxiliando na melhoria das funções das vias respiratórias.

Apesar dessa relação entre sinusite e ar-condicionado, é possível garantir um ambiente confortável mesmo para quem sofre constantemente com essa alergia, pois não é por causa dela que demos nos submeter a temperaturas tão difíceis. Procure seu médico e siga as dicas para aguentar a onda de calor.