Estrias após a colocação de prótese de silicone
A prevenção das estrias é algo buscado por mulheres e homens, e ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. Quando há intenção da colocação de prótese de silicone, a dúvida é ainda maior.
Primeiramente, uma pele bem hidratada é extremamente importante tanto antes quanto depois do procedimento cirúrgico.
Não há como saber se as estrias irão surgir após a colocação de prótese, porém o aparecimento delas está relacionado ao tamanho da prótese e consequentemente sobre o peso que a pele da mama irá sustentar. Quanto mais a pele estica, maiores são as chances desse rompimento e com isso, o aparecimento de estrias.
Uma forma de evitá-las é colocar uma prótese menor, adequada ao seu biotipo, não exagerando, e sempre seguindo a orientação do seu médico.
A hidratação da pele também é fundamental para prevenir que estrias surjam depois da colocação de próteses, e dê preferência para cremes e óleos que contenham óleo de amêndoa, semente de uva, ureia e vitamina E, que promoverão mais hidratação, trarão mais firmeza e elasticidade à pele.
Vamos entender mais sobre o que é e como tentar evitar!
O que são estrias?
As fibras elásticas e colágenas são responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele. Quando essas fibras se rompem e cicatrizam nossa epiderme, chamamos de estrias. Eles geralmente aparecem como um estiramento súbito e/ou excessivo da pele.
Podem ocorrer durante a puberdade, durante o crescimento muscular e treinamento físico, durante a gravidez, durante a obesidade e quando grandes próteses são colocadas sob a pele.
Existem dois tipos de estrias:
Vermelhas – são as estrias novas, que acabaram de aparecer e ainda estão em seus estágios iniciais.
Brancas – são as estrias antigas que não podem ser curadas, porém podem ser amenizados por algumas medidas estéticas
Quais procedimentos estéticos podem amenizar as estrias?
Já sabemos que as estrias são permanentes, porém a medicina estética está cada vez mais avançada e hoje encontramos alguns procedimentos estéticos que podem ser feitos para estimular a produção de colágeno na região das estrias. Veja com seu médico para saber quando é adequado iniciar estes tratamentos!
- Peelings químicos: Este procedimento estimula a renovação celular por meio da esfoliação das camadas mais externas da pele. O resultado é progressivo e melhora a aparência das estrias a cada uso, deixando a pele mais lisa e firme.
- Microagulhamento: por meio de pequenos orifícios na pele, a técnica induz a regeneração tecidual e a produção de novas fibras de colágeno.
Algumas dessas dicas podem contribuir para amenizar e tentar evitar o aparecimento das estrias. Sempre peça orientação ao seu médico, para que ele indique o creme mais adequado ao seu tipo de pele.
Mesmo que seja importante hidratar a pele após a cirurgia, começar esses cuidados antes do implante pode evitar o surgimento de estrias.
Também se lembre que a hidratação começa de dentro para fora, então lembre-se de beber água, que faz bem à saúde e ajuda a manter a elasticidade da pele. É indicado ingerir 2 litros de água por dia. E claro, use protetor solar diariamente.