Obesidade x saúde bucal
A obesidade pode causar problemas de saúde bucal, incluindo cáries, doenças periodontais, mau hálito, dificuldade para limpar os dentes e gengivas adequadamente, e dificuldade para se sentir confortável durante o tratamento dentário.
Além disso, a obesidade também está associada a um maior risco de desenvolvimento de doenças sistêmicas, como diabetes e doenças cardíacas, que podem afetar a saúde bucal.
É importante manter o peso saudável e seguir dieta equilibrada para manter a saúde bucal em geral.
Obesidade e saúde bucal
Existe uma relação direta entre obesidade e doenças bucais. A obesidade, assim como o tabagismo, é um dos mais importantes fatores de risco para doenças bucais e um grande problema social que atingiu proporções epidêmicas em grande parte do mundo, principalmente nos países desenvolvidos. A obesidade é considerada uma das principais causas evitáveis de morte nos Estados Unidos.
De acordo com o Central European Journal of Immunology, os pacientes obesos têm altos níveis de colesterol no sangue, o que, na maioria dos casos, pode levar à aterosclerose ou ao acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, o que causa a deterioração ou bloqueio do fluxo sanguíneo.
Com as defesas do organismo reduzidas, os obesos têm mais tendências ao crescimento e ao desequilíbrio do biofilme oral. Um conjunto de microrganismos que naturalmente vivem dentro da boca.
Quando essa harmonia é afetada, surgem alterações como a gengivite e a periodontite. Quando não são tratadas, elas podem evoluir e levar a problemas bastante sérios na boca, incluindo a perda dos dentes.
Mas não é só na boca que estraga o efeito. As toxinas bacterianas que decorrem da inflamação da gengiva podem entrar na corrente sanguínea e acertar outras partes do corpo, como coração, pulmão, rins e articulações, podendo causar doenças sistêmicas.
Outro problema está na cárie, geralmente está associada a maus hábitos alimentares e má higiene bucal. Por isso, medidas preventivas como visitas regulares ao dentista são importantes.
Hoje, o conceito de saúde inclui, além de exercícios físicos e estilo de vida, também uma nutrição adequada, que inclui uma dieta balanceada de proteínas, carboidratos, gorduras e sais minerais. Fazer as escolhas alimentares certas faz parte da prevenção ou redução da cárie dentária e da doença periodontal.
Visita regular ao dentista
O dentista deve obter os históricos de saúde completos dos pacientes, procurar problemas que sugiram obesidade e encaminhar o paciente a um médico para avaliação. O dentista também deve avaliar a saúde bucal do paciente e recomendar o tratamento com base no diagnóstico. Também vale ressaltar a importância de realizar a limpeza, a fim de reduzir placa e inflamação que ela causa acima e abaixo da linha da gengiva.
Também é importante reforçar o tratamento domiciliar e incentivar o paciente a usar fio dental e escovar regularmente pelo menos três vezes ao dia com creme dental protetor antibacteriano, principalmente após as refeições.
Segue algumas sugestões para manter a saúde bucal:
- Faça uma avaliação com o seu dentista de 6 em 6 meses.
- Dieta equilibrada.
- Procedimentos preventivos como a adequação de meio bucal, devem ser realizados o quanto antes, a prevenção bucal é fundamental para o controle da doença periodontal.
- Priorize sempre a escovação na sua rotina diária e visitas regulares ao dentista! A prevenção irá contribuir para sua saúde oral, além de garantir um sorriso lindo e saudável.