Excesso de pele após a perda de peso
A perda significativa de peso, seja por meio de cirurgia bariátrica ou mudanças no estilo de vida, muitas vezes resulta em excesso de pele. Mas e como podemos prevenir? É importante ter acompanhamento profissional para conseguir resultados satisfatórios.
Existem hoje alternativas para eliminar o excesso de pele. Acompanhe com este artigo as causas, opções de remoção e cuidados pós cirúrgico.
Causas do Excesso de Pele
A pele é como se fosse um manto que reveste o organismo, indispensável à vida e que isola nossos componentes internos do meio exterior, sendo o maior órgão humano.
Além do processo natural de envelhecimento, que faz com que a pele vá perdendo sua firmeza, algumas pessoas podem ter alguma predisposição genética, tendo a pele mais elástica, não ter uma hidratação adequada pode também prejudicar a pele, falta de atividade física, ou cirurgia pós-bariátrica, onde o paciente acaba por perder peso significativo e em menos tempo. Ao emagrecer rapidamente, é comum haver excesso ou sobra de pele, pois há uma tensão e elasticidade da pele quando se está acima do peso.
Remoção ao excesso de pele
Antes de realizar algum procedimento cirúrgico, converse com seu médico para entender qual o melhor procedimento e orientação a seguir, lembre-se que cada caso é um caso.
Ao estabilizar o peso e atingir aquele em que se sinta confortável, deve-se analisar se a quantidade de pele em excesso traz algum incômodo. Incômodo este que pode prejudicar não somente a estética, mas também autoestima e conforto físico. Nesses casos, é indicado o procedimento de cirurgia plástica pós-perda de peso ou pós-bariátrica.
Procedimentos como abdominoplastia podem remover o excesso de pele. Isso melhora a autoestima, alivia o desconforto físico e facilita a manutenção do peso, gerando mais liberdade na escolha de roupas e uma vida mais saudável.
A cirurgia plástica pode ser uma solução eficaz para os desafios do excesso de pele, restaurando confiança e bem-estar.
Cuidados pós-cirúrgico
Agora que você já entendeu sobre o procedimento, é importante destacar a importância dos cuidados pós-cirúrgicos, para se obter um resultado bem-sucedido, seguindo sempre as orientações do seu cirurgião plástico:
- Descansar e manter repouso de atividades físicas e levantamento de peso;
- Tomar as medicações prescritas pelo seu médico;
- Manter a incisão limpa e seca;
- Usar cinta de compressão para reduzir o inchaço e dar suporte à área operada;
- É recomendável não fumar pelo menos 30 dias antes e 30 dias após a cirurgia;
- Seguir uma dieta balanceada e equilibrada,
- Evitar exposição ao sol;
- Realizar acompanhamento médico, até que o cirurgião libere para atividades e voltar a rotina.
Lembre-se que sua saúde não pode correr risco!
Conclusão
A cirurgia plástica para o excesso de pele após a perda de peso é uma jornada personalizada. À medida que avançamos na pesquisa e tecnologia, a esperança é que as opções de tratamento continuem a evoluir, oferecendo soluções mais acessíveis e eficazes para aqueles que buscam restaurar sua harmonia corporal após a conquista significativa da perda de peso. Procure um cirurgião plástico de confiança.