Gluteoplastia: enxerto, prótese ou retirada de pele?
A gluteoplastia tem ganhado destaque na cirurgia plástica, sendo indicada a quem deseja melhorar a forma e o volume dos glúteos. Vamos entender as opções e técnicas para essa cirurgia? Acompanhe abaixo
O que é gluteoplastia?
A gluteoplastia é um conjunto de opções cirúrgicas, que ajudam a melhorar o tamanho, forma e contorno dos glúteos, proporcionando uma aparência mais volumosa e de estética mais agradável.
Existem alguns tipos de gluteoplastias: aumento e a de suspensão.
Gluteoplastia: enxerto ou prótese? Retirada de pele (suspensão)?
Primeiramente, Gluteoplastia deve ser analisado e indicado pelo cirurgião plástico, em conjunto com a paciente
As gluteoplastias de aumento podem ser realizadas com o uso de enxerto de gordura ou com próteses de silicone. Ou ainda, a junção das opções. As gluteoplastias de suspensão, envolvem a retirada de pele em excesso e também podem ser chamadas de torsoplastia inferiores.
Ao utilizar enxerto de gordura, também conhecido por lipoenxertia, é utilizado o próprio tecido do paciente, removido de áreas doadas por meio de lipoaspiração que, após processamento, é reinjetado nos glúteos. Essa é uma alternativa segura e duradoura, já que a gordura utilizada não existe risco de rejeição. Como toda cirurgia, apresenta riscos tais como infecção, dentre outros.
Já ao utilizar prótese de silicone, a técnica utiliza implantes específicos para os glúteos, posicionados via incisões, semelhante aos procedimentos de implante de mama. O tempo médio de duração ou necessidade de troca de prótese é parecido com as próteses de mamas. Ou seja, só são trocadas quando houver complicações ou queixas estéticas.
Nas glúteoplastias de suspensão, ou torsoplastia inferiores, retira-se a pele e gordura excedentes, com uma cicatriz na região da cintura, coberta pela calcinha. É um procedimento que pode ou não ser combinado com o uso de enxerto de gordura e próteses de silicone. É feito de modo comum em pacientes pós bariátricas.
Cuidados pós-operatórios da gluteoplastia
Os cuidados pós-operatórios após uma gluteoplastia são cruciais para garantir uma recuperação suave, minimizar complicações e otimizar os resultados do procedimento. Importante sempre seguir as orientações do seu cirurgião plástico:
- Descansar e manter repouso adequado;
- Tomar as medicações prescritas pelo seu médico;
- Manter a incisão limpa e seca;
- Usar cinta de compressão, se o cirurgião recomendar;
- Evitar sentar-se conforme orientação do cirurgião;
- Evitar dormir de costas (apenas nas próteses de silicone)
- É recomendável não fumar durante o período de recuperação;
- Seguir uma dieta balanceada e equilibrada,
- Realizar acompanhamento médico, até que o cirurgião libere para atividades e voltar a rotina.
Conclusão
A evolução constante da cirurgia plástica oferece oportunidades para aprimorar ainda mais essas técnicas, se você não está feliz com o formato dos seus glúteos, procure seu cirurgião plástico e veja qual a melhor opção pra você.