Plástica De Pescoço

LIPOASPIRAÇÃO DE SUBMENTO

O avançar da idade, conjugada com a ação da força da gravidade, vai progressivamente provocando flacidez e queda da região do pescoço.

A pele cada vez mais se torna flácida e vai se acumulando gordura embaixo do queixo, dando aquela aparência de queixo duplo, contribuindo para um aspecto envelhecido da face.

Geralmente quem tem um pescoço flácido, também tem o rosto flácido. Por este motivo, para um melhor resultado, geralmente é necessário se associar a esta cirurgia alguma correção da face.

Existem dois tipos de procedimento que são utilizados para restaurar o aspecto jovem do pescoço: a lipoaspiração de submento e o lifting de pescoço. Estas cirurgias, dependendo de cada caso, podem ser realizadas isoladamente, ou associadas em uma única sessão.

A lipoaspiração isolada é indicada para pessoas mais jovens, ou que tenham somente um acúmulo de gordura abaixo do queixo, mas possuam uma pele elástica e sem excesso, que possa retrair no pós-operatório.

No caso de haver simultaneamente um acúmulo de gordura e um excesso de pele, a solução é associar as duas cirurgias.

LIPO DE SUBMENTO

Técnica idealizada pelo médico francês Dr.Pierre Fournier, que retira a gordura da região inferior do queixo, eliminando a aparência de “papada”.

Pode ser realizada sob anestesia local, se propõe a tratar pequenas coleções gordurosas. São usadas cânulas muito finas, que impedem o aparecimento de depressões ou valas após o ato. Não há necessidade de repouso ou internação.

O aparecimento de grandes hematomas é raro e a recuperação é rápida. No caso de aparecerem, deve-se evitar sol, pois podem pigmentar levando as manchas mais difíceis de serem tratadas.

A anestesia é feita infiltrando-se toda a área com uma solução anestésica. Após um espaço de tempo(em torno de 30 minutos) procede-se a extração do tecido gorduroso. Após o ato, são colocados curativos compressivos e a paciente deve ser orientada a usar uma cinta elástica, durante até um mês, no caso da presença de flacidez.

Após uma semana, são retirados os pontos e a paciente deve evitar traumas no local, iniciando imediatamente a drenagem linfática da área. Um gel pós lipo será receitado e deve ser usado 2 vezes ao dia.

O resultado final só será obtido após 2 meses, pois é o tempo necessário para que todo o soro infiltrado seja absorvido,e para que todos os tecidos na região voltem ao normal. Praticamente 30% do total de gordura retirado deverá ainda ser absorvido num prazo de 2 meses. Se for necessário um retoque na área, este só será feito após 6 meses.

LIFTING DE PESCOÇO

Esta cirurgia restaura a suspensão da musculatura do platisma (músculo do pescoço) e traciona a pele para cima. É feita uma incisão da parte superior da orelha até o couro cabeludo, tracionando-se a pele do pescoço e retirando-se o excesso. O resultado torna o pescoço mais liso e devolve o contorno mandibular, eliminando o aspecto flácido resultante do excesso de pele.

Se houver também acúmulo de gordura, é feita simultaneamente uma lipoaspiração. As cicatrizes não ficam aparentes e a recuperação cirúrgica é rápida.

Existe um inchaço da face por algumas semanas, sendo indicada a drenagem linfática localizada para uma recuperação mais rápida. Como qualquer cirurgia, o aspecto definitivo aparecerá somente após 3 meses.

TÉCNICA PLASTICA PESCOÇO

Através de incisão da pele abaixo do mento (queixo), acessa-se a musculatura local (músculo platisma). Com a idade, tal musculatura tende a afastar-se. Através de suturas em tal músculo, reaproximam-se tais tecidos, com subseqüente melhora do contorno cervical. Este procedimento pode ser realizado simultaneamente ao lifting de face e, quando necessário, a uma lipoaspiração cervical.

Locais habituais para incisões de lipoaspiração cervical.

Injeta-se solução de soro fisiológico com adrenalina no subcutâneo cervical e realiza-se a lipoaspiração da gordura cervical (“papada”) existente.

Utiliza-se curativo e faixa pós-operatória por período variável, conforme orientações médicas.

Realiza-se descolamento da pele, subcutâneo e plano muscular, num plano logo acima do periósteo (camada fibrosa firmemente aderida ao osso do crânio).

Antes e após a lipoaspiração