Blog

Otorrinolaringologia

A importância da lavagem nasal

A importância da lavagem nasal

Você faz lavagem nasal? Ou imaginava que era uma prática somente para crianças? Ao respirar, nosso nariz acumula sujeiras, bactérias e secreção. Quando há alergias, sinusite, gripe ou resfriado, onde há aumento dessas secreções, muitas vezes impossibilita a respiração de dia e mais ainda a noite, quando está deitado.

Para melhorar a respiração e aliviar sintomas em doenças e inflamações nasais, a lavagem nasal pode fazer parte da sua rotina após conhecer um pouco mais sobre.

Qual a importância da lavagem nasal?

A lavagem nasal é recomendada e também indicada para eliminar o excesso de secreção de uma gripe e resfriado ou ainda nos casos de rinite alérgica ou sinusite, onde a secreção é mais recorrente, e também pode-se realizar o procedimento para umidificar a mucosa em temperaturas e ambientes mais secos. O procedimento também é realizado no pós-operatório de cirurgias nasais.

A lavagem pode ocorrer mais de uma vez ao dia, conforme o paciente sentir necessidade, a frequência é definida por cada caso e necessidade. Pode-se utilizar soro fisiológico e soro caseiro em temperatura ambiente ou líquido específico comercializado em farmácias. Para aplicação, pode-se utilizar seringa sem agulha, utilizando a quantidade de 5 ml  em crianças e 10 ml para adulto, controlando a pressão. Há também os lavadores específicos, também comercializados para esse fim: lavador de grande volume e baixa pressão ou lavador pouco volume e muita pressão. Há também sprays específicos para o procedimento.

É perigoso?

O objetivo é limpar as vias nasais e desobstruir, umidificar e não oferece risco a saúde. Também não há risco caso não consiga sair pela outra narina, não há problema de ingerir o soro. Geralmente as crianças resistem ao procedimento, tendo maior dificuldade de expelir, tossir no processo e se engasgar, porém vale lembrar que não há problemas ou risco de o líquido ir para o pulmão. Para crianças, há  sprays que podem ser opção para crianças, já que é mais prático e rápido de aplicar.

Aos adultos, recomenda-se fazer o procedimento na pia do banheiro, e conforme a pressão numa narina, o liquido sairá pela outra.

Como realizar a lavagem?

Com a seringa, em crianças, recomenda-se 5 ml de soro fisiológico em temperatura ambiente, e adultos, 10ml.

Posicionar-se na pia ou segurar a criança no colo, e dependendo da reação da criança ao procedimento, sugere-se enrolar numa toalha ou coberta para firmar os braços e ter melhor apoio, facilitando a aplicação a limpeza.

Inserir a seringa na narina e incliná-la em direção a orelha, tapar a outra narina e empurre com velocidade para expelir o conteúdo da seringa.

Puxe o ar no mesmo instante.

Parte do soro e secreção pode sair pela mesma narina, pela outra ou pela garganta.

Realizar o procedimento na outra narina.

Repetir caso não tenha sido suficiente a quantidade de líquido.

Com os lavadores, realizar o mesmo procedimento, prestando sempre atenção na pressão e se facilitou a respiração.

Em ambientes mais poluídos ou clima seco, faça sempre que sentir necessidade, para umidificar as narinas e não deixar sujeira acumulada, evitando crises de alergia. O nariz está sempre exposto e é o filtro natural de ar.