A importância da revisão das próteses de silicone
As próteses de silicone atuais não possuem validade, mas saiba que provavelmente em algum momento da sua vida, você terá que trocá-las.
As próteses estão cada vez mais modernas, sendo as novas sempre mais resistentes que as antigas. No Brasil, não existe nenhum protocolo de acompanhamento de mulheres com implante de silicone, mas é melhor realizar uma avaliação médica anual com o cirurgião plástico ou seu ginecologista.
É recomendado uma avaliação anual com ultrassonografia das mamas e, caso exista alguma dúvida, com ressonância magnética.
Em caso de ruptura ou contratura, a maioria dos pacientes não apresenta qualquer sintoma ou sinal clínico quando seu implante está rompido, sendo considerado uma ruptura silenciosa.
Entenda um pouco mais sobre a importância da revisão das próteses de silicone!
Como funciona o cuidado de uma prótese de silicone?
Atualmente, a troca de uma prótese de silicone só é feita se o paciente quiser trocar o tamanho da prótese, se forem detectadas anomalias ou se a prótese for muito antiga. Embora não sejam tão comuns, há casos de desconforto, dor, sensibilidade, vermelhidão e outros sinais de algum problema podem aparecer após a colocação de implantes de silicone. Portanto, a avaliação clínica é necessária nesses casos.
O cirurgião plástico também pode solicitar exames periódicos para analisar a integridade da prótese e a saúde das mamas. Entre os exames recomendados estão:
• Ultrassonografia: pode ser realizada anualmente junto com exames ginecológicos para verificar alterações nas próteses;
• Mamografia: Geralmente pode ser solicitada em pacientes com implantes de silicone, indicada para diagnóstico de nódulos, contrações capsulares e outras anormalidades. É importante ressaltar que o implante não interfere na detecção do câncer de mama;
• Ressonância magnética: Fornece uma imagem detalhada da prótese e deve ser realizada conforme indicação médica.
O monitoramento adequado da integridade da prótese é realizado através desses exames. Se não houver sintomas relacionados ao implante e os exames estiverem normais, a troca da prótese ou implante deve ser feita apenas por motivos estéticos ou pessoais, por exemplo:
• Aumentar ou diminuir o tamanho da prótese;
• Retirar a prótese (explante) para voltar ao corpo natural;
• Retirar a prótese devido a idade.
O tratamento e manutenção envolve principalmente verificações periódicas e também acompanhamento para verificar se há alguma alteração que requeira uma análise mais detalhada por parte do médico.
É importante ressaltar que independente da paciente ter ou não prótese, o foco deve ser sempre a saúde das mamas. Portanto, o autoexame e o acompanhamento regular são necessários para evitar problemas. Se o paciente suspeitar ou notar alterações, deve consultar um médico.
O que é contratura capsular?
A contratura capsular é um tipo de cicatriz que se forma ao redor de uma prótese de silicone e geralmente ocorre gradualmente. Estima-se que 4% das próteses desenvolvam algum grau de contração em alguns anos. Com isso, a mama endurece e pode mudar de formato e até causar dor nos casos mais graves.
Em geral, o diagnóstico de contratura é clínico, mas estudos como ressonância magnética e ultrassonografia podem ser úteis na análise. O tratamento proposto varia de caso para caso, mas a substituição das próteses de silicone e a retirada parcial ou total da cápsula costumam ser indicadas nos casos mais graves.
De qualquer forma, sempre siga as orientações do seu médico!