Quer entender entender os riscos da alimentação inadequada? Então fique atento ao artigo e comece a mudar o seu estilo de vida para melhor.
A alimentação está ligada com tudo em seu corpo, precisamos comer bem para viver. Mas houve um crescimento muito grande nos últimos anos de doenças relacionadas à alimentacao indadequada, veja agora quais são.
Obesidade
A doença crônica não transmissível que mais cresce no Brasil e no mundo. É o acúmulo de gordura no corpo que causa prejuízos à saúde do indivíduo. E o fator principal dessa doença é o exesso do consumo de alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes, como açúcares e doces, gorduras ruins e frituras, alimentos ultraprocessados como salgadinhos, refrigerantes, sucos em pó, congelados e embutidos.
Há diversas maneiras de diagnosticar a obesidade, um jeito muito comum é calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), veja a fórmula abaixo e calcule o seu IMC:
IMC= Peso atual (kg)
________________
altura x altura
As pessoas tendem a engordar por quatro motivos: comem muito, têm gasto calórico diminuído, acumulam gorduras mais facilmente ou têm mais dificuldade de queimá-las.
Portanto é necessário ficar muito atento com o seu peso e principalmente com sua alimentação. Quer saber mais sobre obesidade, esse mal que aflige o mundo? Já fizemos aqui no blog um artigo sobre seu tratamento, veja aqui.
Diabetes
Assim como a obesidade, a diabetes também é uma doença que atinge muitas pessoas. Sua causa pode ser hereditária e associada ao ganho de peso e alimentação inadequada. O consumo do açúcar aumentou muito nas últimas décadas, o que contribuiu no aumento da doença.
É uma doença causada pela resistência ou deficiência da ação da insulina responsável pelo transporte da glicose do sangue para dentro das células. Quando há falta de insulina ou ação inadequada, o açúcar acaba se acumulando no sangue, o que causa a diabetes.
Ela pode prejudicar alguns órgãos como: rins, coração, olhos, pés e circulação. É uma doença que merece muita atenção, está ligada com a obesidade e pode até levar à morte. Quem tem diabetes requer uma dieta bem orientada e individualizada por profissionais habilitados.
Colesterol
O colesterol é uma substância da classe do álcool, que em muitas circunstâncias é considerado ruim, porém ele também possui muitas funcionalidades como produção de hormônios. O excesso de colesterol LDL (colesterol ruim) entretanto, realmente é prejudicial a saúde, pois gera diversos tipos de problemas, como entupimento dos vasos sanguineos e problemas de coração.
Um dos fatores de risco para colaborar para o aumento do colesterol ruim é a alimentação inadequada, rica em gorduras saturadas (de origem animal, como carnes em excesso, leite integral, queijos amarelos). Além desse fator, há também a herança genética que pode contribuir. Por isso é muito importante sempre realizar exames para avaliar o nível de colesterol e cuidar da alimentação.
Câncer
Atualmente a alimentação inadequada é considerada a segunda maior causa de câncer nos indivíduos. Depois de muita pesquisa, foi possível comprovar que a boa nutrição é um dos fatores mais importantes para determinar a saúde.
Um dos maiores males da atualidade (e também um dos maiores medos da população), pode ser causado pela má alimentação, e a comprovação científica deste fato só mostra o quanto devemos estar atento ao tipo de rotina alimentar que estamos consumindo.
É indispensável estar sempre atento ao consumo de alimentos saudáveis, pois assim como a má alimentação pode causar os mais variados tipos de câncer, a boa alimentação é uma excelente forma de preveni-los!
Hipertensão
Conhecida popularmente como “pressão alta”, a Hipertensão é a maior reponsável pela causa de doenças cardiovasculares. Isso ocorre pois quando os vasos responsáveis pela circulação do sangue se entopem a pressão do coração aumenta, causando muitas vezes o fatal infarto.
E como nós bem sabemos a má alimentação é uma das grandes responsáveis pelo entupimento desses vasos, alimentos feitos em óleo vegetal são um dos maiores causadores por exemplo.
O ideal é se manter longe deste tipo de alimentação e assim prevenir doenças como o infarto e também AVC que estão ligadas diretamente a perigosa Hipertensão!
Há muitos anos a Orel ajuda as pessoas a superar a obesidade. E queremos espalhar este nosso conhecimento para todos. E por isso lançamos nosso primeiro E-book sobre uma das técnicas mais eficazes de emagrecimento e combate a obesidade.
Clique Aqui e Baixe Gratuitamente!
Cuidar da sua saúde é essencial. Então, gostou do artigo? Que tal começar a cuidar mais da sua alimentação e ter uma vida saudável? Comente aqui quais são os hábitos saudáveis que você vai começar a adotar.
Dra. Debora Tarasautchi Orel – CRN 26093
Sociedade Brasileira de Cardiologia
Tendências do diabetes mellitus no Brasil: o papel da transição nutricional