Blog

Nutriçäo

Alimentação saudável de crianças

Alimentação saudável de crianças

Fazer as crianças experimentarem e consumirem frutas e vegetais é uma guerra em muitas casas.

Nesse cenário, muitas famílias cedem e oferecem saídas mais práticas e rápidas com base no gosto alimentar da criança e quem nem sempre são muito saudáveis.

Proporcionar e incentivar hábitos alimentares saudáveis ​​para as crianças é uma das melhores formas de garantir isso na vida adulta. Hábitos estabelecidos por uma criança podem ser seguidos pela vida toda. A maneira certa de ensinar seu filho é dar um bom exemplo, consumindo mais alimentos in natura e minimamente processados.

Uma dica valiosa é que os vegetais não precisam ser oferecidos somente na forma de salada, podendo serem servidos em tortas, arroz, crus, cozidos ou amassados, em recheios, cortes diferentes, incluir em omeletes, sucos, sopas e molhos.

Isso não significa esconder e fazer a criança comer determinado prato sem saber os ingredientes. Aproveitar a criatividade natural das crianças, envolver as crianças nas compras e na cozinha, inventar moda na hora de cozinhar é outra saída de mestre.

Algumas brincadeiras podem auxiliar a criança a aceitar os alimentos, então a criatividade está solta:

  • Panqueca de espinafre do Incrível Hulk;
  • Salada de frutas colorida de arco-íris;
  • Bolo de chocolate com beterraba da princesa Sofia;
  • Sorvete multicolorido de frutas;
  • Hambúrguer nutritivo de carnes e vegetais.

Essas são algumas dicas para ajudar no seu dia a dia, pois na cozinha não há limites e não tem espaço para o medo de inovar, já que “comemos com os olhos”.

Outra dica importante é arrumar a mesa, fazendo do momento das refeições um momento de prazer com toda a família, num exercício diário com alimentação saudável.

Estimular a criança a provar novos alimentos não significa obrigar ou brigar, evite coerção pois pode ser mais prejudicial. Por fim, se a recusa alimentar for severa e persistente, é importante o olhar clínico e específico de nutricionista para uma avaliação individualizada.

Outro fator importante é o cumprimento dos horários das refeições, evitar de comer em frente à TV ou tablets. É importante incentivá-los a comer devagar, e estabelecer um horário fixo à mesa ajuda nisso. 

Certifique-se também de que os lanches e outras refeições da criança fora de casa sejam saudáveis e equilibrando as refeições escolares. E quando estiver fazendo compras, incentive seus filhos a ajudar a escolher frutas e legumes e evite os corredores de alimentos mais processados. Envolva-os na culinária, eles estão mais animados para comer o que eles mesmos prepararam e treiná-los no gerenciamento da cozinha.