Cirurgia plástica em adolescentes
A adolescência é uma fase caracterizada por inúmeras transformações, tanto no aspecto orgânico como psicossocial. O fato é que a distorção do corpo ideal, massificada pelos meios de comunicação, principalmente as redes sociais, fez com que a cirurgia plástica se tornasse uma solução e um objetivo a ser alcançado, daí a importância que pais e responsáveis estejam sempre atentos, e buscarem compreender o que tanto incomoda o adolescente, a ponto de querer se submeter ao procedimento.
As cirurgias plásticas na adolescência devem ser discutidas pelo pediatra, dependendo da idade, pelo cirurgião plástico, e se for o caso, por um psicólogo, e o objetivo é obter um julgamento cirúrgico adequado, devendo ser valorizado os aspectos como a idade ideal para correção, inserção social, estabilidade emocional, autoestima e autoimagem.
Em relação a qual idade pode realizar o procedimento, depende muito do que se deseja operar. Se for uma orelha de abano, por exemplo, tem que esperar a formação completa da orelha, que ocorre a partir dos 5 a 7 anos de idade, já se pode fazer a correção da orelha de abano, e não precisa esperar ser adolescente nem adulto.
Em relação à mama, a paciente que tem as mamas muito grandes e pesadas, chamada de gigantomastia, normalmente a formação se dá em torno dos 16 anos, então seria bom esperar um pouco mais para realizar a cirurgia das mamas, e a paciente que deseja colocar uma prótese de silicone, por exemplo, o ideal seria esperar um pouco para que essa formação completa das mamas.
Agora se o caso for peso, o ideal é procurar um nutricionista para tentar outras maneiras, sem cirurgia plástica, aliado à atividade física.
Existe idade mínima para fazer cirurgia plástica?
Cada caso deve ser analisado, considerando evolução física, crescimento e maturidade. Todo e qualquer procedimento deve ser realizado sempre junto com os pais. Pacientes menores de idade, tem que ir à consulta junto aos pais, com os responsáveis e tudo de acordo com a lei.
Os procedimentos mais procurados são:
Lipoaspiração: indicada realização após os 18 anos. O médico ainda pode indicar um tratamento psicológico, para avaliar se há desvio de imagem corporal.
Cirurgia de orelha ou otoplastia: o desenvolvimento das orelhas ocorrem entre os 5 e 7 anos, e caso a criança esteja sofrendo preconceito ou bullying, que pode atrapalhar seu desenvolvimento social e emocional, o médico analisará e pode realizar então o procedimento.
Rinoplastia: a cirurgia de nariz é indicada após os 16 anos de idade, pois podem haver outros problemas associados à estética, como a respiração pela boca.
Redução de mama: aliado a opinião do ginecologista, deve considerar se há outro problema de saúde causada, além da estética, sendo indicada em casos que comprometem respiração ou danos à coluna.
Aumento de mama: aliada a opinião de um mastologista, essa análise dependerá do desenvolvimento das glândulas mamárias da paciente. Também deverá ser considerado o tamanho das próteses, peso, altura, elasticidade da pele e claro, a vontade da paciente.
Os procedimentos também deverão ser explicados a paciente, o pós-operatório e manutenção, nos casos em que houver. É importante que se tenha todos os prós e contras para que a paciente e sua família poderão analisar e decidir o melhor.