Blog

Otorrinolaringologia

Cuidados com ouvidos, nariz e garganta no verão

Cuidados com ouvidos, nariz e garganta no verão

O verão é uma estação bem-vinda para quem quer sair, caminhar, viajar e fazer atividades ao ar livre. No entanto, é preciso atenção para que a alegria dos dias ensolarados não cause problemas de saúde.

Nada melhor do que curtir uma piscina, praia, deliciar-se com bebidas geladas e muito sorvete não é verdade? Mas é preciso tomar alguns cuidados para que os excessos não comprometam a saúde do ouvido, nariz e garganta.

Essa é a estação que mais registra inflamações e dores de ouvido em geral. Isso se dá pelo fato de não tomarmos os devidos cuidados ao tomar banho. Que tal aprender algumas dicas de cuidados com olhos, garganta, nariz e ouvidos para os próximos meses?

Cuidados no verão!

A otite externa ou otite de verão é uma infecção da pele do ouvido, que pode ser causada pela exposição prolongada à água.

A otite provoca dores intensas, secreção local, pus amarelo ou água e até inchaço do canal auditivo. E isso até causa uma diminuição da audição.

Algumas atitudes e falta de cuidado profissional, como inserir hastes flexíveis, pingar álcool ou azeite para quando sente que entrou água no ouvido não resolvem, e ainda, pode agravar muito mais a situação.

Para quem convive com problemas no nariz como rinite alérgica, as lavagens com solução salina podem aliviar os sintomas e prevenir complicações.

Irritações causadas pelo cloro da piscina ou água do mar recorrentes nos primeiros meses do ano também podem ser atenuadas.

Algumas dicas:

  • Cuidados com os ouvidos

Os ouvidos costumam ser um problema no verão, mesmo para quem já sofre de infecções de ouvido. E quem já não sentiu desconforto ao descer um morro para ir até o mar? O desconforto costuma ser leve, mas dói em algumas pessoas. Como lidar com isso?

É importante deixar livre a conexão entre o nariz e a orelha para evitar problemas. Por isso, é importante cuidar do nariz entupido e descer o morro dentro das velocidades permitidas na via, pois um dos motivos das restrições é evitar o entupimento dos ouvidos, que  em alguns casos pode causar tonturas e labirintite.

  • Cuidados com a garganta

A garganta também pode sofrer com variações bruscas de temperatura no verão, piorando com as mudanças de temperatura, como quando a pessoa está no sol forte e depois toma sorvete ou se vem da praia e entra no ar-condicionado. É ideal evitar essas alterações, pois reduz os batimentos cardíacos da mucosa e pode deixar que bactérias entrarem na garganta.

  • Cuidados com o nariz

Outra área do corpo que merece atenção durante a estação é o nariz e quem sofre de alergias deve cuidar o ano todo, mas esse cuidado deve ser redobrado no verão. Um truque é usar umidificadores de ambiente e deixar a toalha molhada no quarto para secar durante a noite.

Sempre que sentir um desconforto ou dores, procure seu médico, fique atento a alguns cuidados e divirta-se no verão!