Blog

Estética Saúde

Deformidade de Orelha: Tratamento definitivo nos primeiros dias de vida.

Deformidade de Orelha: Tratamento definitivo nos primeiros dias de vida.

Devido a uma predisposição genética ou problema mecânico (causado pela posição do feto na gestação) alguns bebês podem nascer com alguma deformidade de orelha, felizmente existe um tratamento prático e indolor para recém-nascidos.

O tratamento vem conquistando as mães desde o ano passado, tendo um crescimento incrível no número que procura pelo procedimento. Isso deve-se por ser uma solução inovadora e indolor para os pequenos, resolvendo a situação rapidamente. O procedimento é direcionado à recém nascidos até 1 mês de vida, pois é a idade onde a cartilagem ainda está se desenvolvendo.

Entenda melhor como ele funciona:

 

Tratamento EarWell: Como funciona?

O tratamento EarWell é um sistema de moldes que faz com que a orelha da criança volte a ter as proporções corretas e não sofra com procedimentos cirúrgicos muito complexos futuramente.

O procedimento funciona de uma forma muito simples, modificando a cartilagem do bebê já no primeiro mês de vida (onde ela ainda não está completamente formada) onde é possível moldá-la facilmente gerando incríveis resultados!

Os moldes EarWell sao feitos de silicone e foram altamente testados por especialistas, o material que substitui o gesso usado antigamente, tem muito mais aceitação, tanto pelos pais quanto pelos próprios bebês, que ficam muito mais confortáveis.

O tratamento leva de 4 á 6 semanas e os resultados são duradouros, há pouquíssima possibilidade de alergia, e vem transformando a maneira como milhares de crianças se relacionam com a própria aparência.

Como escolher o médico

No Brasil apesar de a procura estar crescendo cada vez mais, o tratamento chegou a pouco tempo por isso não são muitos os médicos especializados na área.

No entanto é necessário levar algumas coisas em consideração na escolha do profissional:

  • O profissional mais indicado é o cirurgião plástico – Ele poderá fazer uma melhor análise no tipo de deformidade de orelha e indicar o melhor molde.
  • Procure ver se o cirurgião escolhido tem um procedimento de análise especializado.
  • O médico deve ser atencioso – Cada criança é diferente e necessita de um tratamento que supra os detalhes isoladamente.
  • Esteja certo que o cirurgião proponha total disponibilidade.
  • Resposta de dúvidas – É muito comum surgirem dúvidas em procedimentos como esse, é fundamental que o seu médico esclareça cada uma delas!
  • Tenha certeza de que o médico passa confiança – A relação entre o paciente e o médico é muito importante, por isso deve ser feita com alguém transparente e principalmente de confiança.

Uma vez que o médico seja especializado na área, possua o tratamento e atenda as considerações acima, pode ficar tranquila que este é o profissional ideal para efetuar o procedimento!

A preocupação com a qualidade de vida do bebê que nasce com alguma deformidade de orelha é real e deve ser compreendida. Procure sempre estar atenta aos detalhes, para um diagnóstico precoce o ideal é ter o acompanhamento médico antes mesmo da criança nascer, para isso deixo o convite para comentar logo abaixo se quiser mais informações! 😀

Dr. Maurício Orel – CRM 105098 

Referências:

  • NakajimaT,YoshimuraY,KamiT.Surgicalandconservative repair of Stahl’s ear. Aesthetic Plast Surg. 1984;8:101-107.
  • Dancey A, Jeynes P, Nishikawa H. Acrylic ear splints for treatment of cryptotia. Plast Reconstr Surg. 2005;115:2150-2152.
  • http://www.earwells.com/