Alimentação pós extração de dente
É muito comum que o paciente questione o dentista antes da cirurgia sobre a alimentação e os tipos de alimentos que poderá ingerir depois de retirar um dente.
Todo procedimento pós-operatório precisa ser feito com muito cuidado, e é muito importante observar o que você come quando extrai um dente. Afinal, leva tempo para que as feridas cicatrizem e se recuperem totalmente!
Seguem algumas dicas!
Alimentação pós extração
No primeiro dia, a alimentação deve ser líquida e fria, pois dessa forma evita-se que alimentos acumulem ou fiquem presos na zona da ferida, ou seja, nos pontos. Também evitará o inchaço e possíveis sangramentos.
Os alimentos gelados serão os melhores amigos ao longo desse período, pois alimentos gelados ajudam a reduzir o edema por serem frios, macios e por se desfazerem facilmente na boca, não causando desconfortos na boca. Também pode incluir picolés, sucos, açaí e leite, além de se hidratar e tomar água.
São indicados e pode abusar de sorvetes, mas de preferência aos de massa, podendo fazer milk shake de forma fácil e rápida: misturar frutas com iogurte, leite e colocar no liquidificador durante alguns minutos. Lembrando que é indicado não utilizar frutas ácidas para não provocar dor.
Sopas mornas e iogurtes também são bem-vindos.
Outro alimento muito indicado que é um coringa para esse período, pode se alimentar nos dois dias após a extração é o ovo mexido, por ser macio, rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, é uma ótima escolha pra que tirou um dente. Além disso, não é necessário fazer muito esforço para mastigá-lo, tampouco purê e macarrão, tudo em temperatura ambiente para fria.
Além de uma alimentação adequada, é importante e mandatório fazer repouso pelo menos nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Também deve-se evitar falar muito e não use canudo, pois o movimento de sucção pode prejudicar os pontos. Além disso, pode-se fazer compressa de gelo para aliviar o inchaço.
O que não comer no pós-operatório?
Também é importante evitar alimentos picantes e ácidos, mesmo que você possa querer colocar um pouco de molho picante na comida que come durante o dia, mas depois de remover um dente, é melhor deixar o molho de lado. A comida picante pode irritar as gengivas e a boca, e como a irritação externa é a última coisa que você deseja experimentar enquanto sua boca está cicatrizando, é melhor esperar até que seu dentista diga que está tudo bem antes de começar a desfrutar de seus condimentos favoritos. Assim como os alimentos condimentados, os alimentos ácidos podem irritar a boca após a extração do dente e também devem ser evitados.
Outro tipo de alimentos a evitar são os salgadinhos crocantes, mesmo que sejam frios ou não tão duros. Além da dificuldade de comer na boca, também existe a possibilidade de alguns pedaços ficarem presos na cavidade do dente. Coma apenas alimentos macios até que seu dentista diga o contrário.
Essas dicas devem ser seguidas pelos próximos quatro dias pós-cirurgia. A partir do quinto dia, se tudo tiver corrido bem, a refeição poderá ser feita à temperatura natural, sem que haja qualquer tipo de mastigação no local da lesão.
Se sentir um desconforto além do normal, entre com seu dentista urgente.