Blog

Odontologia

Diabetes e os dentes

Diabetes e os dentes

Você tem diabetes? Sabia que essa doença causa muitos problemas dentários e gengivais?

A glicose alta no sangue facilita o crescimento de bactérias, com isso, sua gengiva pode ficar vermelha, dolorida e inchada, e pode sangrar quando você escova os dentes.

E caso você não cuide e visite a dentista regularmente, pode até perder seus dentes.

Fumar pode aumentar a possibilidade de uma doença mais grave na gengiva, principalmente se você tiver diabetes com 45 anos ou mais.

Gengiva vermelha dolorida e com sangramento são os primeiros sinais de gengivite, e isso pode causar uma periodontite.

A taxa muito baixa de glicose no sangue é chamada de hipoglicemia.

Se for o caso, fale com seu médico dentista antes da consulta para normalizar a taxa de glicose no sangue durante o tratamento dentário. Você poderá ter que levar consigo a medicação para o consultório do dentista.

Se sua boca estiver machucada após o tratamento dentário, talvez você não possa ingerir alimentos ou mastigar por algumas horas ou dias para obter orientação sobre como ajustar a sua rotina normal, enquanto sua boca está cicatrizando.

Pergunte ao seu médico como manter seus dentes e gengiva saudáveis. Mantenha o nível de glicose no sangue o mais normal possível e alie cuidados como:

  • Usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia;
  • Escovar os dentes após cada refeição;
  • Usar uma escova de dentes macia;
  • Passar as cedas das escovas na margem da gengiva, escovando delicadamente;
  • Faça pequenos movimentos circulares;
  • Se usar prótese dentária, mantenha-a limpa.

Peça ao seu dentista para ensiná-lo a melhor forma de escovar os dentes e a gengiva e a usar o fio dental.

Pergunte também sobre a escova de dente e creme dental mais indicados para você e avise seu dentista se sua gengiva estiver vermelha, dolorida ou com sangramento, se sua gengiva estiver retraída também.

Mudança de hábitos

Além da escovação, muitos hábitos podem contribuir para a piora dos dentes e gengiva, por conta das bactérias que estão na boca.

Algumas dessas práticas podem agravar ainda mais a doença como consumo de doces, fumar, ingestão de bebida alcóolica e estresse.

Mas alguns hábitos podem ser mudados e ter uma vida com mais qualidade, tais como:

  • Controlar o consumo de açúcar e carboidratos, para não aumentar a taxa de glicose no sangue e evitar mais problemas aos dentes, como o acúmulo de tártaro;
  • Moderar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Não fumar, pois a nicotina pode causar infarto em pessoas diabéticas e também causam danos aos dentes;
  • Cuidar da saúde emocional;
  • Praticar exercícios físicos regularmente, pois auxilia no controle dos níveis do açúcar no sangue.

Se sentir dor em um dente que possa estar infeccionado ou dor com o uso da prótese dentária, vá ao dentista para fazer a limpeza dos dentes e gengiva e um check up pelo menos duas vezes ao ano. Informe ao seu dentista se você for diabético, ligue para seu dentista se tiver problemas com seus dentes ou gengiva. Siga todas as instruções, elas são muito importantes para você.