Blog

Saúde

Diferenças entre gripe e resfriado

Diferenças entre gripe e resfriado

Existem diferenças importantes entre gripe e resfriado que precisam ser consideradas para identificar quando buscar ajuda profissional, tendo em vista a gravidade dos sintomas e a necessidade de utilização de medicamentos específicos com o objetivo de melhorar o quadro.

Quais são as principais diferenças entre gripe e resfriado?

As principais diferenças estão relacionadas à gravidade dos sintomas. O resfriado costuma ser um pouco mais leve e fácil de tratar em casa quando comparado à gripe. Além disso, o resfriado também costuma ter menos tempo de duração.

Atualmente, o Brasil enfrenta uma epidemia de gripe causada pelo vírus influenza A H3N2 que causa sintomas como:

  • Febre alta;
  • Dores no corpo;
  • Dor na garganta e vias aéreas;
  • Sensação de prostração.

Esses são os sintomas mais comuns das gripes. Já nos resfriados, é comum ter alguma dor muscular ou dor de cabeça, coriza, tosse e rouquidão, tendo febre baixa ou sem febre.

O resfriado costuma ser causado por rinovírus e outros vírus semelhantes e duram entre 2 e 4 dias, enquanto uma gripe leva de 7 a 10 dias.

O que fazer em caso de gripe ou resfriado?

Caso esteja suspeitando de um resfriado, é interessante fazer repouso, consumir bastante água e consultar um médico de sua confiança. As mesmas ações devem ser tomadas para suspeitas de gripes mais fortes.

Em ambos os casos, o profissional de saúde irá avaliar o paciente e recomendará o melhor tratamento.

Não obstante, é preciso utilizar máscara de proteção individual, limpar bem as superfícies que toca e evitar contato direto com parentes e pessoas próximas, evitando a disseminação dos vírus.

Auxílio médico é importante para evitar agravamento de quadros virais

As doenças virais costumam ser tratadas com pouca importância, sendo ignorados por muitas pessoas.

No entanto, no caso de uma gripe que não foi curada corretamente, é possível desencadear uma pneumonia. Assim como, o resfriado, que não recebeu a devida atenção, desencadeia crises de otite e sinusite.

Portanto, é sempre interessante seguir a orientação de seu médico, para lidar da melhor maneira possível com a sua saúde, revertendo o quadro causado pela gripe ou resfriado.

Ademais, ter atendimento de um profissional de saúde ajuda a identificar se é gripe, resfriado ou alguma outra doença e qual é a melhor condução de tratamento.

A rotina saudável é útil para a prevenção

Tanto o resfriado quanto a gripe são problemas de saúde que podem ser prevenidos por uma rotina saudável.

Consumir alimentos nutritivos, beber bastante água, praticar atividade física e expor-se ao sol diariamente são cuidados que ajudam a manter a imunidade alta.

Além disso, após usar transporte público e circular em ambientes com grande número de pessoas, deve-se higienizar bem as mãos é importante com água e sabão ou álcool em gel.

Em caso de suspeita de gripe ou resfriado e familiar ou amigos, não se aproximar das pessoas queridas, evitando a transmissão.

Se por acaso apresentar alterações na saúde, buscar ajuda médica para lidar com os desconfortos trazidos pelos sintomas de gripe ou resfriado.