Blog

Odontologia

Enxerto ósseo pode ter rejeição?

Enxerto ósseo pode ter rejeição?

Muitos pacientes têm dúvidas se o enxerto ósseo e os implantes dentários podem ter rejeição.

O enxerto ósseo prepara a base óssea para fixação de um pino, reconstruindo ou restaurando o tecido ósseo para a colocação do implante dentário.

O enxerto ósseo é indicado para um paciente que perdeu um dente e este fez a área do osso perder seu volume, altura ou espessura. Para esses casos, o enxerto é necessário para que após o período de recuperação, para colocação do pino e posteriormente, do dente.

É comum que haja desgaste dos ossos da boca aos pacientes que perderam o dente há algum tempo, o que inviabiliza a colocação do implante pois a região ficará sem sustentação.

Ao fazer um enxerto dentário, riscos como rejeição, reabsorção óssea e perda de sensibilidade podem acontecer, apesar de ser um procedimento relativamente simples, precisa contar com a reação do corpo para integrar o material.

Para começar, é necessário avaliação e o acompanhamento de um profissional, aí sim não precisará de motivos para preocupação.

Riscos da cirurgia de enxerto ósseo

Os riscos podem levar a consequências que se manifestam logo após a cirurgia ou só algum tempo depois.

Entre os principais riscos estão as inflamações, dor, hemorragia, perda da sensibilidade, danos aos tecidos nervosos, além da reabsorção do enxerto.

Para citar alguns exemplos, também é possível que haja falha na integração do enxerto com o osso, mas as chances são baixas.

Então tire suas dúvidas com o profissional, inclusive sobre os riscos.

Cuidados no pós-operatório

Siga todas as orientações do dentista, seja na realização de exames ou nos cuidados pós-operatórios.

Quanto aos cuidados no pós-operatório, são bem parecidos com os de uma exodontia, onde se deve ingerir alimentos frios e pastosos nos primeiros dias de cirurgia, realização de repouso, não fazer movimentos de sucção, usar gelo para evitar o inchaço, além de evitar bebida alcoólica e cigarro nos primeiros dias.

O tempo de recuperação do enxerto ósseo pode ocorrer entre 4 a 8 meses, claro que depende de cada paciente e os cuidados que ele tomou.

Por isso, é importante seguir o que o dentista indica.

Destacamos os principais cuidados são no pós-cirúrgico:

Repouso: logo após a cirurgia e nas próximas vinte e quatro horas, é importante manter repouso, sem esforço físico e nem praticar esportes, pois assim permitirá com que o organismo se recupere, a fim de estabilizar a região operada.

Alimentação e pressão: a ingestão de alimentos em cirurgias bucais nos primeiros dias da cirurgia é a ingestão de alimentos frios, pois as baixar temperaturas são confortáveis aos tecidos operados.

De modo geral, também é indicado:

  • Evitar se expor ao sol;
  • Evitar realizar bochechos;
  • Falar o mínimo possível;
  • Dormir mais elevado;
  • Não mastigar no lugar ou lado do procedimento;
  • Acompanhamento profissional.

Nas primeiras horas de pós-cirurgia pode ser aplicado gelo no rosto para evitar os inchaços.

Então com um profissional especialista e seguindo todas as orientações, não há com o que se preocupar.