Blog

Odontologia

Fratura dentária

Fratura dentária

Se você já teve uma fratura no dente, sabe que os sintomas podem ser diversos, tais como fratura, sangue, confusão?

As situações de emergência quase sempre apresentam cenários que ninguém gostaria de ver, e em consequência, fica difícil tomar decisões e até mesmo saber o que fazer nessas horas, sobretudo se o desespero tomar conta.

Mas são nessas situações que precisamos agir o mais rápido possível. O traumatismo dentar ou dentário são lesões traumáticas dentárias, que podem variar desde fraturas simples em esmalte do dente, até grandes fraturas do osso alveolar.

No caro de uma perda definitiva de um dente não perca tempo indo ao hospital. O local correto a se procurar é um cirurgião dentista. Esse profissional fará um exame clínico e provavelmente radiográfico do paciente, para determinar o diagnóstico inicial, a gravidade da lesão e o plano para um melhor tratamento.

Há vários tipos de fraturas dentárias, e o tratamento para cada uma depende de onde se localiza o dente quebrado.

Se a fratura fora acima da linha óssea, o dente tem que ser desvitalizado devido à intensa dor que causa. Além disso, ele será reconstruído e terá uma nova coroa. Se a fratura for apenas no esmalte do dente, poderá ser reconstruída apenas com compósitos, as resinas. O importante é substituir ou tratar o dente quebrado.

Dicas em caso de quebra dos dentes: permaneça calmo, localize o dente, segure o dente pela coroa e nunca pela raiz. Não faça limpeza do dente nem escovando, nem usando qualquer agente de limpeza. Se não houver qualquer fratura, tente recolocar o dente no lugar, porém, se não for possível, mantenha o dente úmido num copo com soro fisiológico ou leite. Se a hidratação não for possível, o dente deve ser colocado na boca junto à bochecha ou embaixo da língua.

A fratura dentária pode ocorrer por traumas como colisões, quedas, acidentes esportivos e/ou estresse, que nos faz apertar exageradamente os dentes ou com o bruxismo, ou até mesmo mordendo coisas duras como caroço de azeitona ou milho de pipoca.

É difícil não perceber quando estamos com um dente quebrado. Se há quebra, lasca ou perda do dente, já é sentido com a língua. A maioria dos casos de quem já sofreu uma fratura desse tipo sente quando ocorreu. Se ocorrer uma trinca, por exemplo, ai os sintomas podem ser sentidos muito tempo depois, se não for aparente. Assim como quando se quebra a raiz do dente, onde se pode passar anos até sem sentir dor, porém num exame aprofundado, o cirurgião dentista identificará o problema.

Alguns cuidados podem ser tomados como evitar alimentos muito duros, escovar os dentes não muito forte, prestar atenção se há rangimento ou pressão na boca a fim de evitar perda por desgaste, entre outros.

Procure o dentista imediatamente, de preferência em até 30 minutos.

A perda de um dente fatalmente acarretará em alterações físicas e emocionais devido à quebra da harmonia do sorriso.

É muito importante que você tenha um dentista de confiança para que tenha a quem recorrer imediatamente após um acidente.