Gordura enxertada
A gordura enxertada pode ser perdida após um tempo? A resposta é, em partes animadora, já em outras não tanto assim.
A lipoenxertia, ou gordura enxertada é um procedimento onde se realiza a retirada de gordura de uma área do corpo onde há excesso como costas ou abdômen e é enxertada em áreas onde se deseja aumentar. Ou seja, consiste na introdução da própria gordura para aplicar em outro local que haja falta, como glúteo, mamas ou outra parte com menos probabilidade rejeição.
Se a gordura for enxertada de maneira adequada, as células continuarão vivas e o resultado será mais duradouro. Porém, caso ocorra algum problema, essas células não irão se mantiver vivas, e logo serão reabsorvidas e assim, o resultado não será definitivo.
Outro ponto importante é que se você aumentar de peso haverá um aumento da gordura no corpo como um todo, ou seja, na área injetada também.
E caso você emagreça, haverá diminuição dessa gordura no local da enxertia. Também após a colocação da gordura, ela deve ser recebida pelo local do enxerto, no caso da região glútea.
Esse processo consiste na formação de novos vasos, conectando as células de gordura ao tecido ao redor delas. Uma parte do material enxertado não passará por esse processo e será então reabsorvida pelo organismo.
Espera-se que em torno de 40 a 60% da gordura enxertada se adapte ao novo local e passe a ser permanente nessa região. Isso quer dizer que após o período inicial de integração, que gira em torno de 3 a 6 meses, a quantidade de gordura que permanecer será em definitivo.
Essa gordura sofrerá oscilações normais de peso, como todo o restante do corpo. Seguindo toas as orientações, existe grande probabilidade de bons resultados.
Quais partes do corpo pode enxertar gordura?
Geralmente realizada em conjunto com lipoaspiração, já que a intenção é tirar de uma área em excesso para aplicar em outra com falta de volume, muitas partes podem receber a gordura, sendo as principais indicações:
Mamas: geralmente realizado o procedimento para dar volume ou suavizar a área com silicone, deixando-a mais natural ou para corrigir alguma assimetria.
Glúteos: geralmente mais buscada por mulheres, é indicada para aumentar o tamanho dos glúteos e empinar o bumbum, enxertando a gordura na parte superior ou para correção de assimetria.
Rosto: enxertada para disfarçar ou atenuar rugas e linhas de expressão, como bigode chinês ou mesmo para dar mais volume facial.
Mãos: para estimular o colágeno e suavizar as veias saltadas.
Aplicação da gordura no corpo
Esse procedimento, após a indicação do médico e todos os exames, pode ser realizado com anestesia geral. A marcação das áreas é realizada e realizada a retirada da gordura, onde aspira-se a gordura e a reserva.
É realizada a limpeza do material colhido, separando células e sangue, e me seguida, enxertado no local a dar volume. O resultado é imediato, mesmo o local inchado, porém já entre a segunda e terceira semana o resultado final já é percebido.
Indicado para quem não está satisfeita com o corpo, há algumas contraindicações como pessoas que tomam anticoagulantes, com problemas hepáticos, renais, diabetes, pulmonares, cardíacos ou com alto nível de obesidade.
Procure o médico para uma avaliação e indicação do melhor procedimento a se realizar, além da recomendação do pré-operatório.