Blog

Odontologia

Implante dentário convencional ou guiado?

Implante dentário convencional ou guiado?

Perder um dente já causa estresse, depois passar por uma cirurgia onde você poderá perder dias de trabalho e sentindo dor, pode causar mais estresse e até mesmo desistência, correto.

Muito procurado, os implantes dentários passam sempre por melhorias no seu processo, e muitas novidades estão sempre sendo estudadas para que o paciente possa fazer um procedimento seguro e menos doloroso.

No método tradicional de implante, a gengiva do paciente precisa ser cortada em algumas partes, para que o procedimento possa ser bem visualizado. Alguns profissionais trabalham com esse método e não há problema, desde que o paciente saiba como será o procedimento e o pós-operatório.

Mas há algum procedimento menos agressivo?

O que é um implante dentário?

Quando há perda do dente, são inseridos suportes ou estruturas em formato de parafuso, posicionadas no osso maxilar ou mandíbula através de cirurgia, que servirá para apoiar a prótese dentária, substituindo o dente perdido, devolvendo a segurança para um sorriso saudável e confiável, favorecendo a alimentação correta.

Com a evolução e estudos, mais e mais formas de melhorar a reabilitação e causar menos dor é criada.

Os implantes podem ser realizados de duas formas: convencional e guiado.

Implante convencional

No implante dentário convencional , a cirurgia é um pouco mais agressivo, pois são realizadas várias incisões na gengiva para a correta visualização e instalação do implante, sendo realizada, geralmente, em algumas etapas, sendo a primeira a colocação de pino, aguardar a cicatrização e após um período determinado, é colocado então o dente definitivo sobre o pino. Além disso, o pós-operatório é mais doloroso e demorado, já que a cirurgia é mais invasiva.

Implante Guiado

No método inovador, chamado de cirurgia guiada, a boca do paciente passa por um escâner computadorizado e a área do implante é medida de forma milimétrica, ou seja, o computador dirá exatamente onde o pino do implante deverá ser fixado.

O implante guiado ou sem cortes é a nova e mais segura técnica para realizar implantes, não sendo necessários cortes extensos na gengiva durante a cirurgia, resultando num pós-operatório mais tranquilo ao paciente.

Dos benefícios do implante guiado, principalmente para o paciente, o destaque é para a segurança e no pós-operatório, podendo, a maioria dos pacientes, retomar suas atividades profissionais quase que imediatamente. O cuidado pós-operatório é o mesmo utilizado em cirurgia convencional, mas o tempo pode ser bem reduzido.

No implante guiado, a instalação do dente definitivo pode ser realizada imediatamente após a colocação do pino ou em até 72 horas, dependendo muito da estabilidade e planejamento protético, tipologia óssea e condições do paciente, além de outros fatores.

A cirurgia, por ser guiada por computador, também tem seu tempo reduzido com uma cirurgia sem bisturi e pontos, bem menos invasiva.

Não tenha medo de colocar o implante e voltar a sorrir.

Procure o profissional e faça uma análise, pois ele poderá repassar o melhor tratamento e procedimento, pois não é todo paciente e caso que é possível fazer o implante guiado, sendo indicado o tradicional conforme o caso.

São necessários exames pré-cirúrgicos para melhor orientar o paciente de todos os cuidados no antes e pós-cirúrgico.