Importância de respirar corretamente
O ato de respirar ocorre naturalmente, não se pensa! Nascemos respirando corretamente e com o passar do tempo, devido às influências de acontecimentos ocorridos durante a vida tais como doenças, ansiedades, estresses, dentre outros fatores, modificamos esse padrão.
Dependendo do nível de ansiedade, a respiração passa a ficar mais artificial, com o aumento da frequência e diminuição da profundidade, podendo se tornar automático e permanente, modificando assim o tônus muscular da cadeia respiratória, responsável por várias reações do corpo ao estresse.
Entenda um pouco mais sobre a importância de respirar corretamente!
Respiração
A respiração é essencial para manter o funcionamento dos pulmões e de todo o corpo humano, o que é essencial para o nosso bem-estar. Durante a respiração natural, o ar entra pelo nariz, onde passa por um processo de filtração, aquecimento e umidificação, chegando assim aos pulmões nas melhores condições. Além disso, a respiração nasal ajuda a manter os pulmões expandidos, o que traz uma sensação de bem-estar.
Veja algumas das consequências para a saúde quando não se respira corretamente:
- Infecções das vias respiratórias
Quando se respira pela boca, o ar de má qualidade chega aos pulmões, o que pode tornar as vias respiratórias mais delicadas. Isso promove infecções como faringite e amigdalite, ou mesmo agrava condições respiratórias como asma.
- Apneia do sono
Outra consequência é o ronco e a apneia do sono, distúrbio no qual a pessoa para de respirar por alguns segundos durante o sono. É uma condição que faz com que a pessoa durma mal, acordando várias vezes com uma desagradável sensação de sufocamento.
- Alterações na face e na arcada dentária
Ao respirar pela boca, ocorre uma alteração na posição da língua e um desequilíbrio na estrutura da face, podendo causar alterações, como estreitamento e alongamento da face, e problemas com o arco dentário
Benefícios a respiração correta
A respiração correta traz muitos benefícios ao organismo, como a melhora da digestão, eliminação de toxinas do corpo, equilíbrio das funções orgânicas, fortalecimento do corpo enfraquecido e até combate a ansiedade e a obesidade. A respiração lenta pode ajudar a acalmar e relaxar o corpo, o que diminui a frequência cardíaca.
Se feito de forma incorreta, pode causar problemas a curto e longo prazo, além de noites mal dormidas, perda do paladar, dentes deformados e problemas faciais.
Melhore sua respiração e tenha mais qualidade de vida seguindo algumas dicas, tais como:
- Prestar atenção no ato de respirar;
- Inspirar e expirar usando todo o sistema respiratório: sinta que o ar que entra pelo nariz, passa pelo peito, vai para a parte inferior do abdome e sai;
- Praticar respiração diafragmática, ou seja, respire fundo, expanda o diafragma e puxe o ar oxigenado para os pulmões bem expandidos. Com esta técnica é possível aumentar significativamente a capacidade dos pulmões. Assim, todo o corpo recebe mais oxigênio, inclusive o cérebro.
Um otorrino deve examinar todas as alterações no nariz, ouvido e garganta. Portanto, se você tiver respiração bucal, deve consultar um especialista para determinar a causa do problema. O médico avalia as vias aéreas e conversa com o paciente para determinar a incidência de infecções e distúrbios do sono.
Respirar pela boca não é normal e reduz a qualidade de vida porque a pessoa dorme mal e se cansa com mais facilidade, o que pode atrapalhar toda a rotina diária. Portanto, é necessário buscar tratamento especial.