Blog

Odontologia

Limpeza da prótese dentária

Limpeza da prótese dentária

Tão importante quanto cuidar dos nossos dentes naturais é manter a limpeza de prótese dentária em dia. Seja um modelo fixo ou removível, uma coisa é certa, esse cuidado precisará ser diário, após todas as refeições, e feito com escova de dente própria para isso, que pode ser encontrado em farmácias.

Ao contrário das versões tradicionais, essas escovas vêm em estojos personalizados e apresentam formato diferenciado, com cerdas curtas na parte externa e alongadas na interna. Com os itens apropriados em mãos, você já pode partir para os passos básicos de limpeza de prótese dentária.

Na hora da limpeza de prótese dentária, o processo será um pouco diferente da escovação habitual. Em se tratando de modelos removíveis, o ideal é retirá-los e colocá-lo na pia, dentro de um recipiente com um pouco de água.

Em seguida, enxágue bem, utilizando água fria ou morna para eliminar de vez qualquer resíduo de alimento que possa estar presente no local.

Não é recomendado utilizar creme dental convencional, vinagre ou nenhum tipo de clareador. Tais produtos podem comprometer e muito a colocação do material. Em alguns casos, podem até danificar a prótese.

Para evitar que isso aconteça, invista em componentes específicos para essa finalidade ou um sabão neutro. Nas farmácias existem alguns produtos que ajudam na limpeza das próteses. Porém, é essencial realizar uma avaliação com dentista para que ele indique quais são as melhores soluções.

É recomendado retirar a prótese antes de dormir. Esse cuidado, é ideal para a oxigenação das células presentes na boca, além de evitar o acúmulo de resíduos no material. Pode até parecer estranho, mas o método mais indicado para guardar e conservar a sua prótese dentária durante a noite é manter em um copo com água. Isso é ótimo para impedir que o material fique empenado e perca seu formato original, que poderá causar sérios desconfortos.

Passo a passo para limpeza da prótese

Mesmo precisando de higienização a fim de evitar acúmulo de placa bacteriana e mau hálito, a escovação das próteses são diferentes da escovação normal.

Primeiro, retire a prótese, coloque-a na pia, tenha cuidado para não derrubar pois pode danificar.

Faça enxágue com água morna, eliminando resíduos. Não use água fervendo ou quente, pois pode danificar o formato da prótese.

Higienizar com escova e produto próprio, debaixo para cima, delicadamente.

Enxágue com água morna para retirar os produtos.

Não esqueça de escoar língua e gengiva com escova tradicional, de preferência ultra macia para não machucar. Pode também utilizar enxaguante bucal para que não haja mau hálito.

Por fim, recoloque a prótese se for durante o dia, e a noite, deixe num copo com água filtrada e na temperatura ambiente.

Se bem cuidada, a prótese poderá ter vida útil de até 5 anos. Após esse prazo, se não houver comprometimento da mesma, procure seu dentista para revisão e para fazer a nova prótese.

Também deve ter cuidado com alimentos duros como pipoca ou caroço de azeitona, que poderão assim como os dentes naturais, quebrar sua prótese, e assim, será necessário manutenção.