Blog

Odontologia

Manchas brancas nos dentes

Manchas brancas nos dentes

Uma das queixas mais comuns no consultório é a respeito do surgimento de manchas brancas nos dentes, pois prejudicam bastante a estética do sorriso.

Felizmente, dependendo da sua causa, elas podem ser tratadas e até mesmo evitadas. Um dos motivos para o aparecimento das manchas é a desmineralização do esmalte. As manchas surgem devido à ação dos ácidos produzidos pelas bactérias localizadas na flora bucal, quando elas se alimentam dos açúcares que consumimos. Esse ácido rouba os minerais da superfície do esmalte, deixando-o opaco ou esbranquiçado.

Outro motivo que leva ao surgimento das manchas brancas se dá por conta da má formação do esmalte, conhecida como hipoplasia do esmalte, que pode ocorrer por fatores hereditários, deficiência de algumas vitaminas, doenças sistêmicas, lesões de cárie não tratadas nos dentes de leite e traumas.

Caso a hipoplasia seja muito grave, as manchas podem vir juntas de sensibilidade dental e dor.

A ingestão excessiva de flúor, também quando criança, é outro fator que leva ao surgimento de manchas brancas nos dentes permanentes, conhecida como fluorose dentária.

Por esse motivo, é importante utilizar uma pequena quantidade de pasta de dente.

Antes de procurar o melhor tratamento para clarear as manchas nos dentes, saiba que há tratamentos específicos para cada tipo. O dentista também pode indicar a realização de micro abrasão, um desgaste superficial do dente ou clareamento dental.

Algumas causas e o que fazer?

Algumas manchas podem ser provocadas por cárie, fluorose e hipoplasia de esmalte:

Cárie: quando há um desgaste do esmalte e nesse local há acúmulo de alimentos, favorecendo a proliferação de bactérias e formação de placas que ocasionarão a cárie, que está relacionada também a falta de higiene bucal adequada, associando uma alimentação rica em doce. Por isso, é importante escovar os dentes e utilizar fio dental no mínimo 2 vezes ao dia e antes de dormir.

Fluorose: quando há excesso de exposição a flúor durante o desenvolvimento dos dentes, com uma aplicação maior do que a recomendada pelo dentista, grande quantidade de creme dental ou consumo de pasta com flúor. Essas manchas podem ser removidas através de clareamento ou colocando facetas dentárias.

Hipoplasia de esmalte: quando há deficiência da formação do esmalte, aparecendo pequenas linhas, faltando parte do dente, alteração de cor ou manchas brancas, conforme o grau de hipoplasia. As pessoas com essa condição estão propensas a ter cárie e sensibilidade nos dentes. Essas manchas podem ser removidas através de clareamento ou uso de creme dental remineralizador.

Para evitar que surjam manchas brancas, recomenda-se sempre ir ao dentista periodicamente, fazer limpeza de rotina para remoção das placas, tártaros e já algumas manchas.

O dentista pode indicar sempre o melhor tratamento, seja microabrasão para desgastar superficialmente o dente, clareamento dental, uso de flúor e creme dental específico.

Associado aos tratamentos citados, o dentista também pode recomendar mudança na alimentação, a fim de evitar alimentos e bebidas ácidas.

E claro, realizar a higienização bucal correta.

Procure sempre o dentista para evitar, melhorar e não agravar a situação e continuar com um sorriso sem manchas.