Blog

Odontologia

Mastigação unilateral

Mastigação unilateral

Você tem reparado na sua mastigação? Muita gente não sabe, mas ela pode ter grande influência na saúde da boca, principalmente quando ela passa a ser feita de forma unilateral. Esse é um fenômeno físico que ocorre por um desvio em que fica mais fácil mastigar de um lado do que de outro, causando assim complicações dentro e fora da boca.

Para identificar esses problemas e tomar as devidas medidas de tratamento, basta ter muita observação e visitar o seu dentista.

Esse hábito pode estar relacionado a diversas causas, como por exemplo, perdas dentais, mau posicionamento dos dentes, cáries e problemas periodontais, interferências oclusais e mordida cruzada, distúrbio da ATM e assimetria esquelética. As consequências podem aparecer como desarmonias faciais e também prejudicar a fala e a respiração.

E o pior ainda está por vir, reabsorções ósseas são frequentes, ocorrem no lado não utilizado para mastigar por falta de função de uso.

O suporte dos dentes é prejudicado, o sorriso pode ser modificado também. Além do maior acúmulo de placa nesse mesmo lado, ocasionando cárie e periodontite.

Conheça um pouco mais!

Consegue-se prevenir a mastigação unilateral?

É necessário sempre prevenir a fim de evitar possíveis perdas dentárias, para manter a harmonia e saúde bucal, e quando o problema já existe, o dentista fará avaliação e indicará o melhor tratamento para a reabilitação oral, podendo indicar próteses, implantes, ortodontia, dentre outros tratamentos como placas para os casos de ATM.

Para resolver o problema da mastigação, as causas deverão ser analisadas. Quando a pessoa mastiga somente em um lado, seja por falta de dente ou até mesmo sensibilidade, pode ser indicado repor o dente através de um implante e também verificar a causa da sensibilidade.

Tudo dependerá do tratamento, se será isolado ou um conjunto de outros procedimentos. Quando se tem o hábito de não mastigar bem os alimentos, deve-se sempre procurar o dentista para mudar essa situação, com o tratamento adequado.

É de extrema importância cuidar da higiene bucal, prestar atenção na ingestão de alimentos e manter a visita ao dentista na sua rotina.

Quais os principais sintomas da mastigação unilateral?

Ao desenvolver uma mastigação incorreta, provavelmente haverá características, tais como:

  • Lentidão ao comer: por utilizar um lado somente, demora mais tempo para mastigar os alimentos;
  • Dificuldade para mastigar determinados alimentos: ao utilizar somente um lado, pode encontrar dificuldade em mastigar determinados alimentos, já que esse lado está sempre sobrecarregado;
  • Dor de dente ou dor de cabeça: ao longo dos anos utilizando sempre um mesmo lado, pode nem perceber, mas está sempre com dores no lado que mais utiliza, ocasionando também outras dores como dor de cabeça por forçar e movimentar somente um lado;
  • Dor de estômago e problemas como azia, gases e refluxo: por não realizar a mastigação completa e adequada, muitos alimentos acabam por não estarem totalmente prontos para a digestão e acaba por causar desconfortos estomacais como azia, gases e refluxo por forçar o sistema digestivo a realizar a digestão em alimentos mal mastigados;
  • Dificuldade para respirar: com o tempo, poderão ocorrer desgastes de um lado do rosto, podendo dificultar inclusive na respiração;
  • Assimetria do rosto: por estar em movimento ou uso somente um lado, o desgaste ósseo será maior e com isso, ocasiona modificações no formato do rosto, podendo também deixar em desalinho.

É importante identificar o problema, mas também entrar em contato com o seu dentista ao mais rápido possível.