Mitos e verdades sobre o botox
Sabia que existem mitos e verdades sobre o botox que são difundidos como verdades absolutas? Isso acaba prejudicando pessoas que não possuem conhecimento sobre o botox e acabam com receio do procedimento.
Nós elencamos os principais mitos e verdades sobre o botox, para que seja possível esclarecer suas dúvidas.
Garantindo que possa se sentir mais segura em relação aos cuidados estéticos com seu rosto. Confira a seguir.
4 mitos e verdades sobre botox
Elencamos as principais informações que circulam sobre botox, para que possa identificar quais delas são verdadeiras e quais são mitos.
1. Botox e preenchimento tem a mesma função
Mito, muito embora sejam frequentemente confundidos, os dois procedimentos funções diferentes.
O botox funciona com o objetivo de suavizar rugas de envelhecimento, promovendo a paralisação temporária de seu músculo.
Enquanto o preenchimento é utilizado preenchendo ácido hialurônico em linhas da pele que demonstram perda de gordura. Portanto, são produtos e aplicações diferentes com o objetivo de rejuvenescer a face.
Além disso, ambos podem ser usados em conjunto como recurso para que possa atuar preventivamente no processo de envelhecimento, evitando a formação de rugas mais profundas.
2. A aplicação de botox suaviza rugas profundas e marcas de expressão
Verdade! O que ocorre é que a toxina botulínica (botox), é responsável por provocar uma leve paralisação de expressões faciais.
De modo que, atua preenchendo rugas já mais evidentes e também evita que novas rugas se formem. Justamente por suavizar os movimentos faciais, evitando que as marcas de expressão se formem e também se aprofundem.
3. Botox pode ser usado em todo tipo de ruga
Mito! A realidade é que, o botox só deve ser utilizado em rugas dinâmicas, causadas pela movimentação dos músculos faciais.
Por isso mesmo, o botox é muito utilizado para eliminar pés de galinha, rugas entre os olhos e na testa.
Quando a face está com marcas em áreas que não são causadas pela ruga dinâmica é possível recorrer a outros tipos de procedimentos, como o preenchimento facial.
De modo que, possa obter como resultado um rosto com pele mais firme, mais lisa e consequentemente mais satisfação com sua própria estética.
4. O efeito do botox é imediato
Mito! O efeito do botox não é imediato, na realidade, os primeiros resultados podem ser percebidos após as primeiras 72 horas da aplicação.
No entanto, os resultados finais se apresentam entre 1 e 2 semanas após a aplicação, oferecendo o melhor resultado da intervenção.
5. É contraindicado para grávidas
Verdade! O ideal é não fazer botox quando está grávida ou amamentando, por não haver comprovação científica de que a toxina é segura para mãe e feto.
Portanto, o mais aconselhado a se fazer é manter uma gestação saudável, sem o uso do botox como recurso estético.
As contraindicações também se aplicam para pessoas com alergias aos componentes do botox, bem como, para pessoas que tenham doenças neuromusculares ou imunológicas.
6. O resultado do botox é permanente
Mito! Na verdade, a aplicação da toxina botulínica bloqueia a ação da musculatura facial onde foi aplicado, mas o processo dura entre 4 e 6 meses.
Tendo em vista que, o corpo cria novas vias para transmitir informações dos neurônios para os músculos o que reativa a movimentação daquele músculo que foi paralisado.
7. Botox ajuda a tratar doenças
É verdade! Além da função estética a toxina botulínica pode ser usada para tratar doenças como enxaqueca, bexiga hiperativa e outras alterações de saúde.
8. Aplicação de botox pode alterar a expressão facial
Mito e verdade! Na realidade, a aplicação adequada não altera expressões faciais. Entretanto, erros no excesso de toxina ou na posição aplicada podem ocasionar alterações nas expressões faciais.
Por isso é sempre recomendado procurar um profissional capacitado para fazer seus procedimentos estéticos com eficiência e segurança. Já conhecia esses mitos sobre botox?
Um bom profissional pode esclarecer outras dúvidas suas e te ajudar em relação aos cuidados estéticos com qualidade e preservação de sua saúde.