Blog

Cirurgia Plástica

Mitos e verdades sobre otoplastia

Mitos e verdades sobre otoplastia

Sabemos que quando uma criança sofre bullying é impactante e pode tornar a vir um adulto com baixa estima e frustrado, e também pode trazer problemas no comportamento dela. A otoplastia é uma cirurgia que visa a corrigir a famosa “orelha de abano”, mas também pode ser feita para melhorar sequelas de traumas e diversas outras deformidades que podem existir nas orelhas.

O procedimento é realizado sob anestesia geral em crianças e, em adultos, pode ser feita desde anestesia local até anestesia geral. Em geral demora entre 2 a 3 horas de cirurgia.

Abaixo vamos ver alguns mitos e verdades sobre a otoplastia!

A otoplastia interfere na audição do paciente?

Mito: não há relação entre a otoplastia e a adição, pois o procedimento é totalmente externo, sem interferência na área interna.

Orelha de abano é uma herança genética?

Verdade: essa é uma condição genética e a incidência da orelha de abano na população é de 5%, mais ou menos, e frequentemente está associada a casos de baixa autoestima e bullying.

Só pode ser realizada em crianças?

Mito: a otoplastia pode ser realizada em crianças e adultos a partir dos 5 a 6 anos de idade, até os 60, 70 anos de idade. Tem que esperar a orelha crescer até mais ou menos 75% do tamanho que ela vai ter na vida adulta. Assim pode-se operar após 5 a 6 anos de idade.

Os cuidados pós-operatórios são importantes?

Verdade: como toda cirurgia, os cuidados pós-operatórios auxiliam na recuperação do procedimento e não devem ser subestimados. O uso de faixa compressiva na cabeça é um dos itens obrigatórios que deve ser seguido conforme orientação médica.

As cicatrizes são muito aparentes?

Mito: existem diversas formas de cirurgia, mas as cicatrizes cirúrgicas são muito discretas, geralmente escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais.

As orelhas podem de abano podem voltar após um tempo?

Mito: esse é um mito sobre a otoplastia, entretanto é necessário que o paciente siga todas as instruções do cirurgião no pós-operatório para evitar complicações e garantir o sucesso do procedimento. Existe sim o risco de recidiva, mas aí é uma complicação da cirurgia.

Demora muito tempo para o resultado definitivo da cirurgia?

Mito: quando o curativo é retirado já é possível ver o resultado praticamente total, cerca de 3 meses a orelha se recupera totalmente e ficará perto dos 100% dos resultados.

É preciso usar uma faixa por vários dias após a cirurgia?

Verdade: essa faixa vai ajudar a evitar o risco de recidiva da orelha para ela não voltar pra frente e é recomendado que se use ela por um período de pelo menos 2 meses, principalmente em casa. Pode sair de casa sem, mas na hora de ficar em casa sozinho, deve usar a faixa por 2 meses.

Sempre siga a orientação do médico cirurgião para melhores resultados. Procure também um cirurgião de confiança que entenda sobre o procedimento e a forma mais segura, os cuidados pós-operatórios e tire todas as dúvidas para ficar apto para a realização da otoplastia.

Recuperar a auto estima é um grande passo para uma vida feliz.