Blog

Odontologia Otorrinolaringologia

O que é ATM?

O que é ATM?

A disfunção da articulação temporomandibular (ATM) é uma anormalidade na articulação e ou músculos que são responsáveis pela mastigação.

Essa alteração pode desencadear uma série de sintomas e diminuir a qualidade de vida. Geralmente, essa disfunção causa dores, ocasionando a busca por um profissional de saúde especializado.

Entender o que é e como lidar com a disfunção de ATM é importante para que possa recuperar a qualidade de vida e evitar problemas em sua mastigação. Confira mais sobre o tema a seguir.

Sintomas de ATM

Os sintomas da disfunção podem variar de pessoa para pessoa. O ideal é procurar um especialista que possa diagnosticar e orientar o tratamento, em geral, os pacientes relatam:

  • Dor de cabeça, na região da testa e fundo do olho;
  • Dores de ouvido;
  • Zumbidos no ouvido;
  • Tontura;
  • Dificuldade para mastigar;
  • Sensação de mandíbula desencaixada;
  • Desgaste dental;
  • Sensação de mandíbula travada;
  • Dores durante a mastigação.

Esses sintomas podem surgir por diversos fatores, inclusive por causa do estresse. Pessoas ansiosas ou estressadas podem desenvolver bruxismo, que é o hábito de ranger dentes especialmente durante a noite de sono.

E isso acaba desgastando os dentes e podendo desencadear a disfunção de ATM, que precisará ser diagnosticada e tratada.

Traumas, artrite e até mesmo cirurgia de siso são fatores que podem desencadear a disfunção, que tem tratamento e requer ajuda de um cirurgião dentista.

Tratamento para disfunção de ATM

O cirurgião dentista é o profissional mais indicado para avaliar o caso e oferecer tratamento adequado.

Tendo em vista que, é preciso identificar não só quais são os sintomas apresentados, como também a origem da disfunção.

Em alguns casos, é necessário o uso de placa oclusal, em outros o uso de aparelho removível que cobre a superfície dos dentes.

Por isso, a ida ao dentista é tão importante para adequar o tratamento e fazer o molde correto para seus dentes, visando o tratamento.

Em alguns casos, o estresse excessivo é o principal causador da disfunção, fazendo com que o profissional recomende a ida ao psicólogo para ajudar a lidar com a questão.

Mesmo as pessoas que manifestam como principal sintoma a dor de ouvido ou dores na mandíbula, devem procurar a ajuda de um dentista.

Uma vez que, começando a busca de ajuda pela ida ao médico otorrinolaringologista o profissional poderá identificar o problema, medicar pontualmente e indicar o tratamento com dentista.

Portanto, não é um processo simples identificar os sintomas, procurar a ajuda correta e obter o tratamento adequado. Por ser uma articulação complexa e que envolve muito o comportamento da pessoa ao longo dos dias, pressionando ou não os dentes, por estresse ou meramente hábito, é normal que seja necessário ter mais de um profissional no caso.

Possibilitando que a atuação entre otorrino, dentista e psicólogo, por exemplo, contribuam para identificar a causa, aliviar os sintomas e recuperar sua qualidade de vida.

Cuidados em sua rotina para evitar dores da disfunção

Na rotina de pessoas que sofrem com disfunção de ATM, é necessário adotar alguns cuidados importantes.

Além de procurar ajuda profissional e seguir corretamente a orientação passada por seu médico ou dentista, é recomendado:

  • Não mascar chiclete como parte da rotina;
  • Não consumir alimentos estimulantes como cafeína durante a noite;
  • Procurar manter em sua rotina atividades que trazem prazer;
  • Praticar atividades relaxantes ao final do dia.

Esses cuidados possibilitam a mudança de hábitos para que as crises possam ser efetivamente evitadas. Garantindo que as dores causadas pela ATM não façam parte de seu cotidiano.

Afinal, mesmo diante de tratamento profissional, quem não faz as mudanças necessárias pode continuar tendo crises pontuais por causa dos hábitos que são mantidos no cotidiano. Com a mudança positiva e bem orientada, a disfunção ficará sob controle.