Odontologia
É a área da saúde que estuda e trata as doenças relacionada ao aparelho estomatognático, formado pela face, cavidade bucal e pescoço.
CLÍNICA GERAL
O dentista clínico geral desempenha um papel importante para a Odontologia. Por desempenhar procedimentos mais gerais, costuma ser o primeiro a estabelecer o contato com o paciente.
Alguns dos procedimentos comumente efetuados pelo clínico geral são aplicação de flúor, profilaxia, raspagem de tártaro, remoção de cáries, endodontia, atendimentos de urgência, restaurações, pequenas cirurgias, ajustes e polimentos de restaurações, orientações de técnicas de higiene bucal.
Além dessas habilidades, muitas vezes é exigido que esse profissional esteja preparado a realizar procedimentos prévios ao que foi contratado para fazer. Um paciente que solicita um clareamento, por exemplo, muitas vezes precisa de um tratamento de gengivite ou periodontite antes do tratamento estético, e esse serviço pode ser prestado.
ENDODONTIA
O tratamento de canal consiste na remoção da polpa dental, uma estrutura viva que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sangüíneos, e sua substituição por um material obturador, preenchendo a parte interna do dente.
De forma geral, o tratamento de canal é indicado em três situações:
– quando a polpa dental se apresenta inflamada, com dor espontânea (pulpite) em decorrência da exposição da dentina por cárie profunda, fratura da coroa, retração gengival etc;
– quando a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) e compromete a estrutura que envolve a raiz, provocando inflamação na membrana periodontal e do osso de modo assintomático (granulomas e cistos) ou com dor (abscesso), ou;
– quando o dente se torna necessário como suporte para uma prótese fixa
IMPLANTES DENTÁRIOS
Há mais de 30 anos, o uso de implantes dentários e próteses é uma excelente forma de solucionar a falta de dentes e problemas de mastigação.
Implantes são raízes artificiais instaladas por processo cirúrgico, muito simples, rápido e indolor, no osso maxilar para substituir a fixação de um ou mais dentes perdidos.
Posteriormente é fixada uma prótese de um dente ou de vários deles, buscando recuperar as funções físicas e obter uma aparência natural.
É portanto, um processo que envolve duas etapas: a primeira, uma etapa cirúrgica, onde são instalados os implantes que substituirão as raízes naturais dos dentes e a segunda etapa, a etapa da prótese, onde serão instaladas as próteses dentárias, ou seja, os dentes artificiais que ocuparão o lugar dos dentes naturais ausentes ou deteriorados.
IMPLANTE E PRÓTESE
Em geral, leva-se de 3 a 6 meses para que o implante se cicatrize, antes da colocação do dente definitivo, por meio de um processo denominado osseointegração. Neste período de cicatrização, o paciente utiliza uma prótese provisória fixa ou removível. Uma vez que o implante esteja consolidado ao osso, a união pode ser considerada praticamente permanente.
Os implantes podem ser utilizados para fixar coroas em porcelana unitárias, próteses fixas parciais ou de todos os dentes e ainda dentaduras. Com a popularização dos implantes, os tratamentos que antes tinham custo elevado hoje em dia se tornaram muito mais viáveis.
As próteses são muito duráveis, mas pode haver necessidade de trocar a prótese em intervalos de alguns anos. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica de check-up.
ODONTOLOGIA ESTÉTICA
Se você não está satisfeito com a aparência dos seus dentes, existem muitos procedimentos disponíveis para melhorar a estética de seu sorriso. Dependendo de sua necessidade particular, os tratamentos cosméticos podem mudar dramaticamente a aparência de seus dentes. Por meio de tratamentos estéticos é possível:
- Criar uma harmonia estética entre dentes e gengivas
- Repor dentes ausentes
- Clarear um único ou múltiplos dentes
- Substituir tratamentos antigos anti-estéticos
- Realizar restaurações dentárias imperceptíveis
- Reposicionar dentes mal alinhados
- Mudar a forma e a cor de dentes
Marque já uma consulta e pergunte à Dra. Tally Karlik Orel como você pode melhorar a saúde e beleza de seu sorriso com os avanços da Odontologia Estética.
Dra. Tally Karlik Orel
Cirurgiã Dentista – CRO – SP 81198 / CRO-SP CL 11.223
Experiência
- Cirurgiã Dentista formada pela Faculdade de Odontología da Universidade Paulista-UNIP Período: 1999 a 2003
- Clínica Geral com especialização em Endodontia. Período: Janeiro de 2005 até Dezembro de 2006
- Clínica Geral com especialização em Implantodontia. Período: Maio de 2007 até Maio de 2009
- 2a. Vice Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD)- Lapa – Gestão 2010-2013
- Atendimento em Português e Espanhol fluentes.