Blog

Otorrinolaringologia

Os cuidados durante o inverno

Os cuidados durante o inverno

A estação mais fria do ano está com tudo, e com ela as típicas doenças que aparecem no inverno vem com ela.

Nesse período, é necessário aumentar o cuidado, principalmente com as doenças respiratórias, que são mais comuns nesta época do ano.

Confira as dicas para evitar a situação de mal estar da temporada.

Doenças de inverno

Nessa época do ano, vários problemas chegam com o frio, os mais comuns são:

  • Gripes;
  • Resfriados;
  • Sinusite;
  • Rinite;
  • Asma;
  • Otite;
  • Pneumonia.

Os sintomas mais comuns são a coriza, congestão, dores de garganta e de cabeça, dentre outros.

Cuidados no inverno

Em toda estação é importante, mas no inverno, beba muita água, já que a tendencia é não tomar tanto. A ingestão de água deve estar relacionada ao peso da pessoa, mas em geral deve-se beber de 2 a 3 litros de água por dia.

Faça atividades físicas, mesmo que esteja frio e bata aquela preguiça, pois os exercícios proporcionam vitalidade ao corpo e reforçam o metabolismo para que combata as doenças.

Consuma vitamina C, ela não é produzida pelo organismo humano, e ela atua na defesa contra infecções e fortalece a imunidade. Algumas frutas como limão e laranja, e também verduras como o brócolis e couve são fontes naturais de vitamina C.

O uso de umidificador de ar pode ser indicado para situações abaixo de 50% de umidade relativa do ar. Quando o tempo está seco, muita gente utiliza o umidificador de ar, porém não são todas as casas que se preocupam com a manutenção do equipamento, então deve se fazer o uso de maneira correta, tomando cuidado para não exagerar, pois esses aparelhos podem ser um gerador de colônias de fungos por excesso de umidade.

Uma boa noite de sono é importante para a qualidade de vida, colaborando para a conservação de energia, imunidade, restauração de tecidos e organização da memória.

Isso vale, claro, para o ano todo.

Evite também aglomerações para que passe o frio. Muitas pessoas costumam ficar mais próximas a fim de manter o ambiente mais quente, porém acaba por deixar o ambiente sem circulação de ar. As aglomerações facilitam a circulação de vírus.

Lave as mãos. A frequência na higienização das mãos é a ação mais poderosa contra as doenças de inverno. Assim, evitam que os vírus que vêm do contato com as pessoas ou locais infectados.

Vacine-se. Como os vírus relacionados à gripe costumam mudar a cada ano, é importante manter a vacinação atualizada. A imunização oferecida pela rede de saúde é frequentemente renovada.

Mantenha a limpeza pois os ambientes limpos e arejados não oferecem meio para a manutenção e proliferação dos vírus.

Orienta-se sempre tirar a poeira que pode estar em móveis, aparelhos eletrônicos e brinquedos, por exemplo.

Mantenha-se aquecido e cuide-se, afinal, as doenças de inverno podem atrapalhar o seu dia a dia e ter consequências mais graves.

Claro que há os casos em que as alergias se destacam por conta da estação, podendo resultar em doenças.

Procure seu médico para realizar o acompanhamento e siga essas orientações.