Blog

Cirurgia Plástica Estética

Otoplastia: O que É?

Otoplastia: O que É?

Já ouviu essa palavra? Talvez não, mas você deve saber de que se trata, inclusive deve conhecer alguém que já fez e/ou que tem vontade de fazer…

Mas, otoplastia, o que é? Bom, se trata de um processo cirúrgico corretivo, que lida com uma parte do corpo muito facilmente visível: a orelha. Quer saber mais a respeito? Acompanhe a seguir:

Otoplastia: O que É e Para que Serve?

Já ouviu falar em orelha de abano? É uma deformação comumente hereditária que leva as orelhas a serem mais viradas para fora.

Apesar de ser comum, é uma espécie de irregularidade, e, por ser naturalmente visível, facilmente leva a provocações, piadas e apelidos.

A otoplastia é o processo cirúrgico que busca deixar a orelha com um aspecto melhor, consequentemente se desfazendo do estigma da orelha de abano.

Como a maioria dos processos de cirurgia plástica de hoje em dia, a otoplastia também é uma opção que busca mexer com o lado estético e de bem estar e auto estima do paciente.

Como Funciona a Otoplastia?

Antes da cirurgia são feitos exames e o médico responsável pela otoplastia realiza uma avaliação completa para dar as devidas informações a respeito de cuidados pré-operatórios.

A otoplastia é um processo que dura cerca de uma hora e meia e o tempo de internação tende a ser de 12 horas.

É claro que o método cirúrgico é específico de acordo com cada caso, mas, basicamente, trata-se da seguinte metodologia: uma incisão é feita atrás da orelha, o excesso de cartilagem (o material de que as orelhas são feitas) mal formada é retirado e a orelha é costurada mais próxima da cabeça.

Apesar de complicações na otoplastia serem raras, deve-se ter cuidado e atenção no pós-operatório, evitando contato e atrito nas orelhas e utilizando uma bandagem que protege e imobiliza as orelhas até que a cicatrização se complete.

As cicatrizes são extremamente discretas, já que se escondem atrás das orelhas e o resultado já pode ser visto imediatamente, mas com mais clareza depois de entre três e quatro semanas, quando a roxidão e o inchaço já tiverem desaparecido.

Você pode saber mais a fundo sobre otoplastia aqui no nosso site.

Além da otoplastia, a Clínica Orel está bem equipada com especialistas dos mais diversos nichos. Você pode vê-los aqui e também entrar em contato conosco, se tiver alguma pergunta!

Dr. Maurício Orel

CRM 105098

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica – Otoplastia com Técnica de Raspagem de Cartilagem Auricular e Remodelação com Pontos no Pericôndrio e Fixação na Mastóide

Clínica Orel – Orelha de Abano