Blog

Otorrinolaringologia Saúde Sem categoria

Otorrinolaringologista em São Paulo: Como encontrar o melhor?

Otorrinolaringologista em São Paulo: Como encontrar o melhor?

Quer encontrar um otorrinolaringologista em São Paulo confiável? Então confira aqui todas as informações e dicas importantes que a Clínica Orel tem a oferecer sobre o assunto.

Otorrinolaringologista em São Paulo: Dr. Milton Orel

O Dr. Milton Orel, que atende aqui na Clínica Orel, é Médico Otorrinolaringologista registrado (CRM- SP 115937 / RQE 7457).

Currículo

Formado em Medicina pela UNISA (Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro) em 2004, com especialização na área da otorrinolaringologia em sua residência do Hospital Cema de 2005-2008 e em alergias respiratórias de 2007-2008.

Além disso, foi chefe de dois departamentos no Hospital Cema:

  • Alergias Respiratórias (2008-2018);
  • Rinomanometria Computadorizada (2008-2018).

Atuou também nos seguintes hospitais:

  • Hospital Israelita Albert Einstein
  • Hospital Vila Nova Star
  • Hospital São Luiz
  • Hospital Santa Catarina
  • Hospital Samaritano
  • Hospital Paulista
  • Hospital São Camilo

É participante da comunidade científica com a publicação de artigos, apresentações e participações de eventos e conferências da área.

Entre seus méritos, podemos citar seu lugar de membro:

  • Titular na Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial;
  • Benemérito da Fundação de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina na USP.

Esta é a nossa opção de otorrinolaringologista em São Paulo. E você pode entrar em contato para marcar um horário através deste link.

Também dispomos de mais doutores associados nesta especialidade:

Todos os profissionais são bastante capacitados para executar os procedimentos e necessidades especiais de suas especialidades.

Agora que já demos nossas principais informações, vamos esclarecer mais alguns pontos sobre a especialidade dos otorrinos.

O que é otorrinolaringologia?

Este nome é a junção de quatro outras palavras no grego:

  1. Ous (ouvidos);
  2. Rhinós (nariz);
  3. Larynx (laringe);
  4. Logos (conhecimento).

Trata-se de uma área da medicina cujos profissionais atuam na saúde envolvendo os seios da face, o nariz, os ouvidos, a faringe e a laringe. Embora pareçam ser regiões com problemas pequenos, outras manifestações acabam surgindo com estas partes sendo a origem. Por isso, este profissional irá tratar desde infecções até disfunções anatômicos que atrapalhem a qualidade de vida da pessoa.

Os distúrbios do sono, diretamente ligados à apneias e roncos, também podem ser tratados por estes profissionais. Outro caso relacionado a esta área é a tontura e problemas de equilíbrio.

Cirurgias plásticas

O otorrino, devidamente especializado, tem a possibilidade de executar várias cirurgias plásticas, seja para correção de erros anatômicos que atrapalham a respiração, por emergência ou por questões estéticas.

Alguns dos mais conhecidos procedimentos são a rinoplastia e a otoplastia que se referem, respectivamente, à cirurgia plástica no nariz e nas orelhas.

Quando devo procurar este profissional

Para saber se você precisa de uma consulta com um otorrinolaringologista, é necessário entender se os sintomas que você vem se queixando estão relacionados a alguma parte tratada pelo profissional.

Se você tiver alguma dúvida, pode se guiar pelos principais sinais:

Zumbido no ouvido

O zumbido no ouvido é um dos sintomas mais comuns que iremos encontrar na área, podendo estar diretamente relacionado à degeneração do sistema auditivo ou mesmo algum problema relacionado.

Secreções auditivas

As secreções auditivas podem ser resultado de alguma infecção ou algum corpo estranho que tenha se alojado no local, como por exemplo um inseto.

Nestes casos, a melhor opção para a pessoa será procurar ajuda profissional para remoção especializada ou mesmo um tratamento com antibióticos.

Falta de equilíbrio

A falta de equilíbrio pode estar diretamente ligada ao vestíbulo, labirinto ou a cóclea, que são estruturas internas do ouvido e que auxiliam a pessoa a ter a noção de equilíbrio e espaço.

Dor forte na garganta com febre alta

A dor forte na garganta com febre alta é derivada, provavelmente, de uma infecção das vias respiratórias, resultante de algum tipo de virose ou gripe.

Nestes casos, pode ser necessária a intervenção com um antibiótico de alguma categoria.

Exames comuns feitos por um otorrinolaringologista

Existem alguns exames que requerem um otorrino para que sejam realizados da maneira adequada, uma vez que muitos dos aparelhos necessários devem ser manuseados e são praticamente exclusivos desta classe profissional.

Os principais exames são:

Exame de Audiometria

A audimetria será realizada uma avaliação das suas capacidades auditivas, onde estímulos sonoros de diferentes frequências serão introduzidos em um ambiente isolado, testando a detecção por via aérea ou óssea. Este exame é chamado de audiometria tonal.

Além dele, podemos falar do exame de audiometria vocal, onde os estímulos são feitos para testar a capacidade de compreender a fala humana.

Ambos são bastante comuns em exames admissionais de empresas, principalmente da indústria ou de locais que irão ter algum grau de poluição sonora.

Exame de Timpanometria

A timpanometria é um segundo exame de rotina utilizado para detectar alguma alteração no tímpano, sendo avaliada por uma inspeção visual, através de aparelhos especializados, e por uma alteração que a pessoa terá na pressão do ouvido médio.

Desta forma, será possível identificar se há algum dos ossículos fora do lugar, ou mesmo medir algum problema em geral.

Qualquer dúvida estamos à disposição para te ajudar.

Até a próxima dica!