Blog

Odontologia

Placa miorrelaxante para bruxismo

Placa miorrelaxante para bruxismo

Você já ouviu falar da placa miorrelaxante? E placa para bruxismo? Placa de mordida ou placa para ATM?

Trata-se de dispositivo móvel de acrílico ou silicone usado para impedir o choque e evitar os danos causados pelo ranger de dentes do bruxismo.

A placa miorrelaxante é feita sob medida no consultório odontológico, devendo ter um encaixe perfeito, seja na arcada superior ou na inferior.

O uso correto da placa miorrelaxante poderá evitar problemas como extrusões e migrações dentárias, necrose do nervo de algum dente, deslocamento de restaurações antigas, problemas de mordida aberta e anterior, entre outros.

Entenda as diferenças entre as placas!

O que é bruxismo?

O bruxismo é uma doença que pode causar sintomas como dentes soltos e desgastados, dor ao expandir a boca, mandíbula e cabeça, além de ranger e ranger os dentes. Os sintomas característicos do bruxismo geralmente são observados pela manhã, pois o hábito parafuncional ocorre à noite.

As causas do bruxismo podem ser físicas, genéticas ou psicológicas, incluindo estresse, ansiedade, problemas de oclusão, refluxo gástrico e reações a certos tipos de medicamentos.

É importante consultar um dentista assim que os sintomas aparecerem para evitar danos mais sérios, como degeneração do tecido gengival e síndrome da articulação temporomandibular (ATM).

A placa de mordida é projetada para todos os graus de bruxismo, leve, moderado ou grave. Com a placa miorrelaxante, os dentes ficam protegidos em meio a um surto, aliviando ATM e musculatura.

Quais são os tipos de placas existentes?

A escolha da placa é baseada nas especificidades de cada caso.

  • Placa de Acrílico (Placa Rígida para Bruxismo)

A Placa Rígida para Bruxismo é feita de acrílico transparente e tem um exterior liso. Por ser rígida, é indicada em casos de bruxismo cêntrico, quando não há o desgaste nos dentes, ou excêntrico, quando há desgaste, por ser mais resistente a cáries. Existe uma folga na estrutura da placa de bruxismo  que impede o fechamento da boca, permitindo o relaxamento dos músculos da mandíbula. Ele também possui superfícies externas lisas que impedem que as mandíbulas se movam livremente e bloqueiem a oclusão na posição errada.

  • Placa de Silicone (Placa Macia para Bruxismo)

Feito de silicone transparente, é mais flexível que o modelo rígido. Ao contrário da placa de acrílico, a placa de silicone foi desenvolvida para aliviar os sintomas de DTM causados ​​pelo bruxismo. Seu uso não é indicado para bruxismo na ausência de distúrbios da ATM.

É muito importante que a placa seja usada corretamente, pois pode contribuir para o efeito contrário se as instruções do dentista não forem seguidas.

Tempo de uso

O tempo definido para o uso e a duração do tratamento com a placa vai depender da percepção e recomendação do dentista. Geralmente a indicado que seja utilizada durante o sono.

É importante que, em meio ao uso, o paciente se atente quanto à higienização da placa, evitando o acúmulo de microrganismos.

O indicado é que a higiene seja feita ao menos uma vez ao dia, como uma escova de dentes com cerdas macias separada e detergente neutro, já que o creme dental possui partículas microabrasivas que danificam o aparelho funcional.

Ela deve ser trocada antes do período da troca estipulado pelo dentista, ou seja, entre 6 a 12 meses, a depender do grau de bruxismo.

Procure seu dentista!