Pontes vs implantes dentários
Na verdade, usar ou não uma prótese de mama não impede que ela caia mais ou menos. Então, com ou sem próteses de mamas, a mama pode e provavelmente cairá. Será apenas uma questão de tempo. Apenas quem tem pouco volume de mama sai ileso da Lei da Gravidade.
E, quando uma mulher emagrece e tem próteses de silicone, a mama pode cair? Pode.
Na verdade, nenhuma mama está para sempre levantada. A tendência da mama é ceder com a gravidade, algumas mais, outras menos, a depender da idade, da firmeza da pele e de como a pessoa cuida da mama.
A tendência é de queda sempre que uma paciente emagrece muito. Essa não é uma regra geral, mas é o habitual. Quando você coloca essa prótese embaixo do músculo, a tendência de queda acaba sendo um pouco menor, porque a prótese fica presa pelo músculo peitoral e faz com que a mama tenda a cair mais devagar ou não caia. Mas se a pessoa emagrecer muito, como acontece nos pacientes pós-bariátricos, é comum que, mesmo que esteja embaixo do músculo, a mama tenda a cair.
E se cair, qual é o tratamento?
O tratamento é, em geral, ou aumentar o volume lá de dentro da mama, colocando uma prótese maior, desde que a queda não seja muito grande. Ou ainda tirar o excesso de pele, fazendo uma mastopexia, que vai fazer com que a mama tenda a subir.
No entanto, é possível que a mama caia após uma operação, e essa possibilidade está relacionada a vários fatores, tais como:
- Espessura da pele da paciente;
- Envelhecimento;
- Ganho e perda de peso;
- Hábitos alimentares inadequados;
- Flacidez muscular;
- Peso da prótese e não uso do sutiã;
- Pessoas que dormem sem sutiã
De todo modo, procure seu cirurgião plástico de confiança e siga as instruções repassadas.