ENXERTOS DE GORDURA
Os enxertos de gordura tem sido cada vez mais usados na cirurgia de face, já que o processo de envelhecimento desta região envolve necessariamente a atrofia dos tecidos, resultando na maior visibilidade da estrutura óssea subjacente. Portanto, a reposição do volume tecidual empregando gordura de outros locais do corpo pode ajudar a suavizar as alterações do contorno facial que ocorrem com o tempo, principalmente no sulco entre a boca e as bochechas e no realce dos lábios.
É importante lembrar que cerca de 30-50% da gordura enxertada pode ser reabsorvida ao longo dos primeiros meses. Mesmo assim os efeitos são permanentes, já que a gordura enxertada faz parte do próprio corpo e se integra ao sítio receptor.
PREENCHIMENTOS
Assista o vídeo abaixo para conhecer sobre Procedimento de Preenchimento:
Entende-se por preenchimento, as técnicas utilizadas para corrigir rugas e depressões cutâneas através da injeção de substâncias específicas na derme ou logo abaixo dela.
A indicação do melhor produto ou técnica varia de acordo com a apresentação clínica, sendo decidida com o Cirurgião Plástico no momento da consulta, que ajudará na escolha, considerando seus objetivos, conceitos, anatomia e estilo de vida.
Entende-se por preenchimento, as técnicas utilizadas para corrigir rugas e depressões cutâneas através da injeção de substâncias específicas na derme ou logo abaixo dela.
A indicação do melhor produto ou técnica varia de acordo com a apresentação clínica, sendo decidida com o Cirurgião Plástico no momento da consulta, que ajudará na escolha, considerando seus objetivos, conceitos, anatomia e estilo de vida.
A utilização de materiais de preenchimento pode oferecer bons resultados em pacientes com sinais iniciais de envelhecimento, naqueles que não desejam a cirurgia e como complementação após o tratamento cirúrgico. Basicamente, recomendamos a utilização desta técnica em pacientes portadores de rugas em repouso – aquelas presentes sem a contração dos músculos faciais. As regiões mais comuns são o sulco entre a boca e as bochechas, a região entre as sobrancelhas e as rugas finas ao redor dos lábios. Vale lembrar que as rugas de expressão, causadas pela contração dos músculos subjacentes, devem ser tratadas através da paralisação destes músculos com toxina botulínica. Devido ao baixo índice de complicações, recomendamos o emprego de substâncias absorvíveis como o ácido hialurônico. Os efeitos do tratamento duram aproximadamente 6-8 meses e podem ser repetidos após este período.
Estas substâncias podem ser classificadas, de acordo com o tempo de permanência, em absorvíveis (temporárias) ou inabsorvíveis (permanentes), sendo que algumas possuem propriedades mistas devido sua composição.
Além dos implantes (produtos industrializados) há ainda o enxerto de gordura, quando gordura do próprio paciente é removida de determinada região onde se apresenta em excesso, mesmo que em pequena quantidade, preparada de maneira apropriada e injetada nas áreas com depressões a serem tratadas. Neste caso há a possibilidade de integração da gordura, constituindo tecido vivo. A gordura integrada permanece indefinidamente no local, mantendo o resultado.
Abaixo: Suavização da face através da associação de procedimentos estéticos não cirúrgicos como toxina botulínica e preenchimentos faciais.
Para os implantes absorvíveis, o tempo de manutenção do resultado varia de acordo com o produto utilizado como também entre os pacientes, estando diretamente relacionados com a idade, genética, qualidade de pele, estilo de vida e o local do corpo tratado.
Devido a inúmeras vantagens observadas na prática diária e que podem ser discutidas de maneira mais detalhada durante a consulta, utilizamos rotineiramente implantes de ácido hialurônico (Restylane®, Perlane®, Juvéderm®), que são absorvíveis, ou enxerto de gordura.
A indicação do melhor produto ou técnica varia de acordo com a apresentação clínica, sendo decidida com o Cirurgião Plástico no momento da consulta, que ajudará na escolha, considerando seus objetivos, conceitos, anatomia e estilo de vida.
A aplicação dos implantes é minimamente invasiva, sendo realizada geralmente no consultório médico, sob anestesia local. Nos casos de enxerto de gordura em que haja necessidade de sedação para a remoção da gordura, o procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar.
Logo após o procedimento pode haver discreto desconforto, vermelhidão e edema (inchaço) local, controlado facilmente com medicações analgésicas, desaparecendo geralmente após 24 horas. Não há necessidade de curativos ou cuidados locais especiais, apenas evitar: atividade física, exposição ao sol ou calor e manipulação local. Qualquer apresentação diferente da descrita acima deve ser comunicada imediatamente ao médico. Nos casos de enxerto de gordura o edema local pode ser um pouco mais persistente, porém as orientações e cuidados são os mesmos.
O resultado é imediato, com melhor definição 48 horas após o tratamento, devido à regressão do edema local.
Os procedimentos de preenchimento, quando bem indicados e executados por profissional habilitado, podem oferecer resultados surpreendentes, trazendo grande benefício e satisfação.
PREENCHIMENTOS DE LÁBIOS
Com a idade, os lábios também vão envelhecendo, se afinando, perdendo os contornos e aquela aparência “carnuda”. Os cantos da boca desabam, o vermelho da boca se afina, ocasionando uma aparência triste. Surgem depois ruguinhas e vão se acentuando os sulcos entre o nariz e o lábio.
Todos estes afinamentos e sulcos podem ser resolvidos com substâncias injetáveis, mais conhecidos como implantes faciais, que ajudam a minimizar as rugas e sulcos e devolver uma aparência mais jovem para a pele da face. Estas substâncias quando injetadas abaixo da pele, preenchem e nivelam as depressões e sulcos “empurrando” a pele para cima, dando então a aparência desejada. Estes produtos podem ser colocados nos lábios, sulcos faciais e no lóbulo da orelha, podendo e devendo na maioria das vezes ser acompanhado de um tratamento simultâneo da pele, ou ainda ser associado a cirurgia de face (ritidoplastia).
Existem diversos produtos comerciais a disposição como o ácido hialurônico (Restylane®), o Perlane®, a injeção de gordura e outros. O médico analisando seu caso irá lhe sugerir o mais indicado. Apesar de não ser um implante, utilizamos também a toxina botulínica (Botox®), indicado naqueles casos de músculos muito ¨fortes¨ que causam marcas de expressão demasiadas, especialmente rugas frontais, glabelares (entre as sobrancelhas) e peri-orbitarias (¨pés de galinha¨).
O mais importante fato a lembrar sobre implantes faciais é que na maioria das vezes não são permanentes. O material injetado é eventualmente absorvido pelo organismo, porém podem ser reaplicados indefinidamente. Você não deve esperar os mesmos resultados de uma cirurgia, tanto na intensidade quanto na durabilidade dos resultados.
Esta aplicação vale a pena, mesmo com os limites do método. Apresenta um bom resultado imediato, custo acessível, não requer internação hospitalar e não há necessidade de afastamento das atividades normais. Ou seja, você obtém um rejuvenescimento facial instantâneo, sem os inconvenientes de uma cirurgia.
PREENCHIMENTO DE SULCOS
IMPLANTES FACIAIS
Os preenchimentos de tecidos moles, mais conhecidos como implantes faciais, podem ajudar a minimizar as rugas e sulcos e devolver uma aparência mais jovem à pele da face. Estas substâncias quando injetadas abaixo da pele, preenchem as depressões e sulcos ”empurrando a pele para cima” tornando a pele mais lisa e jovial. Também pode ser aplicada em lábios e lóbulo da orelha, podendo ser acompanhado de um tratamento simultâneo da pele, ou ainda ser associado a cirurgia de face (ritidoplastia).
Existem diversos produtos à disposição, como Outline, Evolution, Perlane, Aquamid, Restylane, Juvederm, metacrilato (PMMA) ou mesmo preenchimento com a própria gordura.Cada um destes produtos tem a sua indicação e com tempo de duração variáveis.
O mais importante fato a lembrar sobre implantes faciais é que podem ou não ser permanentes. O material injetado é eventualmente absorvido pelo organismo, alguns com mais rapidez do que outros. O PMMA é considerado como um implante definitivo.
Estes procedimentos valem a pena, mesmo com os limites do método, pois apresentam um bom resultado imediato, custo acessível, não requerem internação hospitalar e não há necessidade de afastamento das atividades normais.
Somente após a consulta com nosso cirurgião plástico será possível avaliar qual o melhor procedimento para seu caso. Para algumas pessoas, um implante facial pode resolver, enquanto para outras, somente uma cirurgia trará os melhores resultados.
TÉCNICA PREENCHIMENTO DE SULCOS
Realizado assepsia e anti-sepsia do local a ser preenchido.
O produto (geralmente o ácido hialurônico) é aspirado em uma seringa descartável e injetado no local aonde existe o sulco a ser preenchido.
Após terminado o procedimento, observa-se o inchaço e equimoses locais, que desaparecerão em pouco tempo.
Resultado final: observa-se o preenchimento dos sulcos nasogenianos (“bigode chinês”) e rugas da fronte (“testa”), com conseqüente rejuvenescimento facial.
QUEILOPLASTIA
AUMENTO DE LÁBIOS
A queiloplastia de aumento é indicada para quem possui lábios finos, ou para as pessoas que, com o passar dos anos, vão ficando com os lábios murchos.
Hora de fazer:
Pode ser desde os 18 anos, para quem quer aumentá-los. A indicação principal no entanto é a partir dos 40 anos, para eliminar os sinais de envelhecimento dos lábios.
A técnica para aumento dos lábios, também conhecida como Bardotização (em referência à boca da atriz francesa Brigitte Bardot) é feita através de uma incisão distante 1 mm da linha superior ou inferior do lábio, retirando uma parte da pele. Em seguida unem-se os lábios mais acima e mais abaixo (quando se quer aumentar as duas partes). Esta cirurgia deixa os lábios mais carnudos e sensuais.
A anestesia utilizada é a local com sedação e a cirurgia dura em torno de 1 hora. A paciente vai embora no mesmo dia e dentro de 1 semana já retorna às suas atividades normais. A remoção dos pontos é feita com 8 dias.
A cicatriz fica disfarçada ao redor da boca, podendo ser maquiada com batom.
Existem também outras técnicas de aumento dos lábios com a utilização de substâncias de preenchimento.
PEELING – ABRASÃO QUÍMICA DA PELE
PEELING DA FACE
Assista o vídeo abaixo para conhecer sobre o procedimento de Peeling:
O peeling consiste basicamente da aplicação de uma determinada substância que promoverá a renovação da pele. Independentemente da técnica, o objetivo é substituir a pele de aparência envelhecida pela presença de rugas finas e manchas por uma pele “nova” de aparência rejuvenescida e textura mais lisa. É um tratamento que promove uma descamação da pele, sendo voltado para o rejuvenescimento facial, tratamento de acne, sardas, manchas, linhas de expressão e clareamento da pele. Pode ser feito desde um peeling superficial, até um médio ou um profundo dependendo de cada caso. Um peeling suave pode ser feito por uma esteticista, porém os médios e profundos somente podem ser realizados por um médico experiente. Se você quer melhorar seu rosto, mas deseja adiar uma cirurgia plástica, o peeling pode ser a solução.
Infelizmente, o peeling não possui efeito relaxador sobre a musculatura facial. Por isso, pacientes portadores de rugas de expressão, causadas pela contração dos músculos subjacentes, não devem ser tratados utilizando este método. Na cirurgia de face, a execução de um peeling nas regiões ao redor dos olhos, boca ou mesmo na face inteira podem melhorar o resultado final significativamente. Devido aos excelentes resultados com níveis altos de segurança, recomendamos as técnicas que utilizam ácidos especiais ou o peeling superficial a laser. Estes tratamentos podem ser realizados durante a cirurgia e necessitam de cuidados específicos durante o pós-operatório, especialmente em relação à aplicação de cremes e à proteção do sol.
Atualmente a abrasão química da pele é bastante ponderada antes de ser indicada, levando-se em consideração a análise de fatores como:
Irregularidade da pele e sua causa: seqüela de acne, varíola, cicatrizes leves, micro-sulcos, etc.
Tipo étnico do(a) paciente: as pessoas de pele morena ou orientais são mais propícias às complicações tipo “manchas”. Assim há menor indicação em países tropicais (Brasil, etc.).
Tipo de atividade profissional do(a) paciente.
Presença de fatores locais que contra-indiquem o ato (barba irritável, acne ativa, irregularidade na superfície cutânea muito acentuada, presença de discromias em outras áreas, cicatrizes inestéticas, etc.)
Motivação do (a) paciente. A abrasão poderá ser indicada em 1 ou mais sessões, com intervalos variáveis de acordo com o caso.
Poderá ser realizada sob anestesia local ou geral ou mesmo sob sedação.
Durante um período de 4 meses, deverá ser evitada a exposição ao sol, a fim de se evitar o aparecimento de manchas na pele. Atualmente quase não se indica a abrasão da face simultaneamente à cirurgia do rejuvenescimento.
Geralmente se recomenda um intervalo de 30 dias entre uma conduta e outra. Raros casos (micro-sulcos peri-bucais) são feitos simultaneamente.
Tratando-se de conduta que exige o esclarecimento de detalhes sobre o resultado a ser oferecido, normalmente solicita-se dos (as) pacientes que exponham todas suas dúvidas durante a primeira consulta.
TÉCNICA PEELING
Depois de avaliado o tipo de peeling necessário a cada paciente, é realizada assepsia e anti-sepsia locais.
É avaliada a área a ser tratada.
Com o uso de um pincel ou cotonetes são aplicados os produtos químicos ácidos, numa seqüência pré-determinada e deixados para agir por período específico de tempo. Após isto, são retirados e neutralizados. Aplica-se solução pós-peeling específica e a paciente recebe alta domiciliar.
Num período precoce, ocorre inchaço, descamação e desconforto variáveis, conforme o produto aplicado e a sensibilidade individual.
Resultado final: a atenuação das rugas será tanto maior quanto mais profundo for o nível do peeling.
DERMOABRASÃO
A dermabrasão é um procedimento que utiliza lixas de alta rotação para executar um peeling mais profundo do que aqueles que utilizam ácidos ou laser. Podendo ser realizado durante a cirurgia, esta técnica oferece ótimos resultados em pacientes portadores de rugas finas ao redor da boca.
Em pacientes com cicatrizes decorrentes de acne, excelentes resultados podem ser obtidos através da renovação profunda da pele, que pode ser realizada em várias etapas. Pacientes submetidos à dermabrasão também necessitam de cuidados específicos durante o pós-operatório, especialmente em relação à aplicação de cremes e à proteção do sol.
TOXINA BOTULÍNICA
A toxina botulínica para uso cosmético, conhecida amplamente pelo seu nome comercial “Botox®” ou Dysport®, proporciona redução e/ou eliminação temporária das rugas de expressão da região frontal, glabelar (entre os supercílios) e lateral dos olhos (“pés de galinha”).
Assista o vídeo abaixo para conhecer sobre o procedimento estético com a Toxina Botulínica:
Com a idade, todos nós vamos apresentando um envelhecimento facial, com o aparecimento de rugas, flacidez e marcas de expressão. Estas marcas de expressão são provocadas pela ação dos músculos faciais. A intensidade de uso destes músculos varia de uma pessoa para outra. O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada (Tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso).
Tudo acontece como se o músculo da expressão houvesse sido submetido a um programa de musculação. Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece, um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Estes sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tônus musculares. Também a ação da luz solar, provocando o fotoenvelhecimento, tira a elasticidade da pele, e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele do rosto.
A Toxina Botulínica é usada para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha” podem ser beneficiadas com o método. Produzida pela bactéria Clostridium botulinum tipo A, a toxina é altamente purificada e não oferece risco ao paciente quando as normas e volumes da aplicação são rigorosamente obedecidos. O mecanismo de ação da toxina botulínica consiste da paralisação dos músculos que, devido às firmes aderências com a pele, produzem rugas durante a sua contração. Vale lembrar que as rugas finas causadas por alterações na textura da pele devido à exposição solar e ao envelhecimento natural não podem ser atenuadas pela toxina botulínica. Nestes casos, recomendamos a realização de um peeling. Assim como o preenchimento, a aplicação pode ser repetida ao longo dos anos.
A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária, com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas. A expressão não se altera e não há sensações desagradáveis. A duração do efeito é de 4 a 6 meses, e depois vai desaparecendo. O que acontece é que o músculo, em repouso forçado pela toxina, se atrofia, e mesmo quando a ação de contração volta, leva algum tempo para existir o “efeito de musculação” com hipertrofia e volta do tônus muscular. A aplicação da Toxina Botulínica pode ser então repetida.
Com a paralisia temporária do músculo, o hábito condicionado que forma rugas de expressão diminui, e com este descondicionamento, a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então mesmo parando o uso, permanece um efeito benéfico. Com as aplicações repetidas, existe uma tendência a haver um efeito cada vez mais prolongado em alguns casos.
O produto é liberado pelo FDA (controle de medicamentos americano), como bloqueador muscular e quando usado por médicos treinados não apresenta complicações.
Hoje em dia outras regiões do corpo e da face têm sido tratadas com a Toxina Botulínica, como no colo das mamas, para rugas de colo, no pescoço, na região em torno dos lábios, para sorrisos gengivais (aqueles em que aparece muito a gengiva), para subir a ponta do nariz, e outros.
Se você deseja voltar a ter um rosto mais jovem e não quer se submeter a uma cirurgia, a aplicação da Toxina Botulínica pode ser uma solução rápida, simples e de baixo custo.
Abaixo : Região dos olhos e entre os supercílios. A aplicação da toxina botulínica reduz a atividade muscular atenuando ou desaparecendo as rugas de expressão, propiciando um aspecto mais jovial e descansado.
O procedimento é simples, rápido, minimamente invasivo, podendo ser realizado no próprio consultório médico.
O efeito é progressivo, atingindo sua ação máxima entre 5 a 7 dias após a aplicação. A duração média do efeito do tratamento é de 6 meses após a aplicação, podendo então ser repetida, para manutenção do resultado.
Os cuidados após a aplicação são: repouso relativo, evitar exposição solar, evitar ambientes quentes, evitar deitar e evitar manipulação local por período mínimo de 4 horas após a aplicação.
Abaixo : pré e pós aplicação de toxina botulínica na região frontal e peri-orbital. A aplicação da toxina botulínica também pode ser associada a técnicas de preenchimento, corrigindo depressões, cicatrizes e rugas na face.
As complicações são raríssimas, mas mesmo sendo aparentemente simples, o procedimento deve ser realizado sempre por médico com treinamento específico e em local com suporte técnico adequado.
TÉCNICA TOXINA BOTULÍNICA (BOTOX ®)
Aspecto prévio: observe que as rugas da fronte (“testa”), glabela (região acima do nariz, entre as sobrancelhas) e rugas peri-orbitais (“pés de galinha”) são salientados durante a contração muscular.
É realizada assepsia e anti-sepsia do local a ser tratado.
Após a aspiração do conteúdo do frasco da toxina botulínica, alguns pontos onde a musculatura está gerando rugas salientes durante a movimentação da mímica facial são demarcados. São pontos avaliados individualmente, diferentes em geral de pessoa para pessoa. A dose é calculada pelo médico e injetada nos pontos marcados. A toxina botulínica age impedindo temporariamente a movimentação dos músculos tratados, diminuindo sensivelmente as rugas que aparecem com a mímica facial.
Comparação entre resultados antes e depois do procedimento: as rugas que surgem ao se contrair a musculatura da fronte não aparecem mais tão salientes devido à paralisação temporária conseqüente a ação da toxina botulínica.
Resultado final
HIPERIDROSE
Assista o vídeo abaixo para conhecer sobre o Procedimento de Hiperidrose: