PRÓTESE DE PANTURRILHA

Assista o vídeo abaixo para conhecer sobre a cirurgia de Prótese de Panturrilha:

A prótese de panturrilha é adequada para os casos de pernas finas, ou seja, está indicada para pacientes que apresentam pouca projeção nessa região, mais conhecida como “batata da perna”. Ao aumentar o volume local, torna mais harmônico o contorno das pernas em relação às coxas.

A projeção produzida pela prótese de panturrilha é mais posterior do que lateral, a “batata da perna” terá seu volume aumentado principalmente atrás da tíbia (canela), sendo mais visível de trás do que pela frente.

TIPO DE ANESTESIA

Geralmente é peridural. Pode ser também anestesia geral.

DURAÇÃO DO ATO CIRÚRGICO

Em média uma a duas horas. Este período poderá ser prolongado, se o caso demandar. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

TEMPO DE INTERNAÇÃO

Geralmente 24 horas.

PÓS-OPERATÓRIO

Deve-se evitar andar muito e subir escadas. É comum um pouco de dor nas primeiras 48 horas, porém controlada com anti-inflamatórios e analgésicos.

Uma meia elástica até o joelho deverá ser usada por 15 dias.

COMPLICAÇÕES

Apesar de raras, podem ocorrer: infecção, hematoma, seroma, alteração da cicatrização, trombose, extrusão da prótese.

RESULTADO DEFINITIVO

O resultado definitivo de qualquer cirurgia plástica ocorre depois de seis meses, devido ao amadurecimento da cicatriz. Porém, com dois meses já haverá regressão do edema (inchaço) e o resultado quase total será percebido.

MAIS DETALHES

Quem não gostaria de ter pernas perfeitas e bem torneadas? Se você considera suas pernas muito finas, ou não tem as pernas que gostaria, esta cirurgia pode ser a solução. Indicada para pacientes que tem pernas finas , tortuosas ou com alguma anomalia adquirida ou genética, trata-se da inclusão de uma prótese de silicone na região da “batata da perna”, com isto o médico devolve ao paciente um contorno harmonioso da silhueta da perna.

As cirurgias de implante de prótese de silicone na panturrilha e coxa tiveram início no Brasil na década de 70, inicialmente para corrigir defeitos ocasionados pela paralisia infantil. Atualmente é uma das cirurgias plásticas mais procuradas por quem tem pernas finas e tortuosas, ou por pessoas que tem um vão entre as pernas, situações que é impossível se corrigir com exercícios ou musculação.

Quando se fala em cirurgia de implante de silicone em membros inferiores, podemos citar 3 tipos: as de nádegas, de coxa e de panturrilha. Destas, a de coxa por ser mais recente, é a menos procurada.

Na cirurgia de panturrilha a prótese utilizada é a texturizada, preenchida com gel de silicone. Elas vêm sendo aperfeiçoadas com o tempo, sendo atualmente pequenas e muito resistentes. Praticamente não existe risco de ruptura, podendo durar a vida toda. Não apresentam risco de rejeição importante, nem de provocar varizes ou problemas circulatórios.

A cirurgia é relativamente simples, sendo feita uma incisão de 2 cm. na parte posterior do joelho, que fica escondida depois. A anestesia geralmente utilizada é a peridural ou raqui, podendo a paciente receber alta no mesmo dia. A recuperação é rápida, havendo necessidade de repouso relativo por 3 dias. O resultado definitivo será obtido após 3 meses. São raras as complicações pós-operatórias. Recomenda-se o uso de meia elástica e salto médio no pós-operatório para não forçar a panturrilha.

COMPLICAÇÕES

Apesar de muito raras, podem ocorrer: infecção, hematoma, seroma, alteração da cicatrização, trombose, extrusão da prótese.

PERGUNTAS FREQUENTES

P: A CIRURGIA DE PRÓTESE DE PANTURRILHA DEIXA CICATRIZES?

R: Toda cirurgia deixa cicatriz. A cicatriz da prótese de panturrilha localiza-se na prega da pele atrás do joelho.

P: A RECUPERAÇÃO É MUITO DOLOROSA?

R: Não. A dor, que ocorre principalmente nas primeiras 48 horas, é tolerável e controlada com analgésicos e anti-inflamatórios.

P: EM QUANTO TEMPO PODEREI RETORNAR AO TRABALHO?

R: O ideal é esperar 14 dias para retornar ao trabalho, evitando-se de andar muito nestas duas primeiras semanas.

P: QUANDO PODEREI FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS?

R: Depois de dois meses da colocação da prótese de panturrilha.

P: COMO FICARÃO MINHAS PERNAS?

R: A prótese de panturrilha proporciona uma projeção principalmente para a parte posterior da “batata da perna”, sendo mais visível a mudança pelas costas do que por uma visão de frente.

P: QUANDO PODEREI FAZER DEPILAÇÃO COM CERA?

R: Depois de um mês da colocação das próteses de panturrilha será possível fazer a depilação com cera. Antes disso, deverão ser usadas lâminas.

P: EXISTE RISCO DA PRÓTESE ESTOURAR?

R: As próteses de panturrilha são bastante resistentes, sendo necessário um trauma muito forte para rompê-las. É mais fácil fraturar a perna do que romper a prótese.

P: QUAL A ANESTESIA UTILIZADA?

R: Na maioria dos casos a anestesia peridural.

P: É POSSÍVEL ASSOCIAR A PRÓTESE DE PANTURRILHA A OUTRAS CIRURGIAS PLÁSTICAS?

R: Sim. Pode-se associar com lipoaspiração, prótese de mama, mamoplastia, outras cirurgias.

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS

1) Comunicar-se conosco até dois dias antes da operação, em caso de gripe, indisposição ou febre.

2) Internar-se no hospital ou clínica indicada na Guia de Internação, obedecendo ao horário estabelecido.

3) Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas na véspera da cirurgia.

4) Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja utilizando, por um período de 14 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos.

5) Não tomar quaisquer medicamentos que contenham ácido acetil salicílico por pelo menos 14 dias antes da cirurgia (aspirina, AAS, melhoral, buferin, doril, etc.).

6) Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 20 dias.

7) Se você fuma, evite fumar ao menos nos 15 dias que antecedem a cirurgia.

8) Manter jejum completo de 8 horas antes da cirurgia.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS

1) Evitar esforços corriqueiros nos 30 primeiros dias. Exercícios depois de 60 dias.

2) Evitar andar demasiadamente e subir escadas por 21 dias.

3) Não se exponha ao sol ou ambientes muito quentes, até 2ª ordem.

4) Obedecer à prescrição médica.

5) Alimentação normal (salvo casos específicos, que receberão orientação).

6) Não tomar quaisquer medicamentos que contenham ácido acetil salicílico por pelo menos 14 dias depois da cirurgia (aspirina, AAS, melhoral, buferin, doril, etc.).

7) Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de olvidar-se que foi operada recentemente. Cuidado! Esta euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos.

8) Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire conosco suas eventuais dúvidas.