Qual a indicação para lipoaspiração ou abdominoplastia?
Qual a indicação para a realização da abdominoplastia ou lipoaspiração? Depende!
Uma abdominoplastia é um procedimento ideal para quem tem excesso de pele no abdome enquanto a lipoaspiração é ideal para quem tem um ótimo tônus da pele e dos músculos, mas lida com algumas gordurinhas teimosas.
No entanto, ambos procedimentos de contorno corporal podem ser eficazes para melhorar sua aparência, mas é melhor discutir seus objetivos pessoais com seu cirurgião plástico, para que ele possa fazer as melhores recomendações, com base no que você deseja alcançar.
Importante lembrar que nenhum desses procedimentos é indicado essencialmente para a perda de peso. A lipoaspiração não utiliza grandes cortes e por isso apresenta uma recuperação um pouco mais rápida, enquanto isso a abdominoplastia requer um pouco mais de repouso e cuidados, pois é uma cirurgia mais agressiva e precisa de mais tempo para cicatrizar por completo.
Ambos os procedimentos merecem o uso de uma cinta de compressão no pós-operatório pelo menos no primeiro e segundo mês de cirurgia, para reduzir o inchaço e garantir uma melhor drenagem.
Após uma avaliação cuidadosa, algumas pessoas podem se beneficiar da abdominoplastia e lipoaspiração simultaneamente.
Primeiramente, utiliza-se a lipoaspiração para retirar o excesso de gordura e em seguida se faz a abdominoplastia, para diminuir a flacidez da pele. Tendo o abdome muito mais magro e definido ao mesmo tempo.
É uma tendência no mundo da cirurgia plástica combinar os dois procedimentos numa única etapa. Alcança resultados melhores e mais duradouros.
Qual a diferença entre os dois procedimentos?
Os dois procedimentos são realizados com anestesia, porém a lipoaspiração pode ser aplicada anestesia local, geral ou peridural, conforme o porte do procedimento e região. Já a abdominoplastia é quase sempre com anestesia geral.
A cicatriz da abdominoplastia é longa, baixa e fica posicionada no púbis, sendo iniciado o procedimento com o tratamento muscular e do umbigo, fazendo a retirada do excesso de pele e costura os músculos. A recuperação da cirurgia leva em média 2 meses, sendo importante evitar esforço. Essa cirurgia é indicada para pessoas que tiveram grande perda de peso ou com distensão abdominal, com a causa pela gestação.
Na lipoaspiração, é utilizado cânulas para aspirar a gordura do local que está sendo realizado o procedimento, tendo cicatrizes pequenas. Há inchaço e manchas roxas no pós-operatório, que desaparecerão já no primeiro mês. A cirurgia de lipoaspiração é indicada para pessoas que estão com excesso de gordura em determinada região, para modelar o corpo de quem está com o peso corporal adequado, ou seja, não contribui para a perda de peso.
Como a lipoaspiração não utiliza grandes cortes, a recuperação é um pouco mais rápida, comparando com a abdominoplastia.
Sempre é indicado passar por avaliação com seu médico, para que ele possa indicar o melhor procedimento para o seu caso, se será realizada lipo, abdominoplastia ou os dois procedimentos combinados.
Em ambos procedimentos, faça repouso, cuide da alimentação e siga todas as indicações do cirurgião plástico no pré e pós-cirúrgico, para que os resultados sejam conforme o esperado, sem problemas futuros e com segurança.