Blog

Otorrinolaringologia

Qualidade do sono

Qualidade do sono

Você sabia que 30% da sua vida você passa dormindo?

A maioria de nós dorme em média 8 horas por dia, esse período corresponde a 1/3 ou 30% das 24 horas do nosso dia. Tal divisão acontece todos os dias de nossas vidas. Geralmente esse período de sono é esquecido por nós quando falamos em saúde ou doença.

Existem vários distúrbios relacionados ao sono, e entre os principais, estão o ronco e a apneia do sono.

O ronco e a apneia obstrutiva do sono são problemas de saúde que acontecem em cerca de 30% das pessoas em todo o mundo.

O ronco acontece quando o ar passa por um lugar estreito, causando uma vibração dos tecidos na parte posterior da boca e da faringe. Essa turbulência de ar produz um som conhecido como ronco.

A apneia do sono é caracterizada pela obstrução total e é recorrente do fluxo de ar para os pulmões, podendo causar a diminuição do oxigênio circulante no sangue.

O indivíduo que ronca ou possui apneia tem um sono muito superficial e com despertar que fazem com que o indivíduo não descanse durante a noite.

Os principais sintomas do paciente com ronco e apneia do sono são:

  • Ronco alto;
  • Paradas na respiração;
  • Irritabilidade;
  • Cansaço;
  • Sonolência durante o dia;
  • Dificuldades com memória e raciocínio;
  • Dor de cabeça pela manhã.

O diagnóstico de ronco e apneia do sono é feito através da história clínica do paciente, exame otorrinolaringológico completo e exame padrão ouro, que é a polissonografia.

O tratamento é direcionado para cada caso e existem várias modalidades e com ótimos resultados. Podem ser orientadas as medidas para perda de peso, tratamento com medicações intranasais, realização de procedimentos cirúrgicos, o uso de aparelhos intraorais ou aparelhos de ventilação com pressão positiva, chamados CPAS.

Não somente importante como necessário, a qualidade de vida está diretamente ligada a qualidade do sono, pois com os sintomas descritos, quanto mais tempo o indivíduo passa por esses problemas, mais os sintomas se agravam.

Imagine ter os sintomas todos os dias e não relaxar a noite?

Para se ter uma boa noite de sono, alguns fatores são importantes, tais como:

  • Sono contínuo, sem interrupções;
  • Duração adequada conforme cada indivíduo;
  • Sono não fragmentado.

Ao despertar durante o sono, seja por ronco ou apneia do sono, faz com que o indivíduo não passe pelos estágios do sono, sem a quantidade de sono profunda para que seja restaurador.

Mesmo que passe 9 horas dormindo, se ao despertar, os sintomas permaneçam, o sono não foi restaurador.

Há pessoas que dormem por 5 horas e acordam com disposição, pois tiveram um sono restaurador nesse período.

O ronco ou apneia do sono não são normais, e afetam grande parte da população. Os distúrbios do sono podem acarretar também em outros problemas de saúde, aumentando também o risco de outras doenças, como ansiedade, depressão, doenças cardiovasculares, hipertensão, infarto e AVC, dentre outras.

Regular o metabolismo para uma noite de sono saudável e restauradora é fundamental e essencial para nossa vida.

Procure o médico para identificar e melhorar sua qualidade do sono.